Remessas Documentárias

Partilhe    
Como exportar com mais segurança, utilizando remessas documentárias?
26-04-2016

As remessas documentárias são um instrumento de apoio ao comércio internacional, através do qual o Banco do exportador envia para o Banco do importador um conjunto de documentos (financeiros e/ou comerciais) que permitem aceder aos bens transaccionados nas condições pré-estabelecidas entre exportador e importador.

Ao contrário do que sucede com um Crédito Documentário, a cobrança através de uma remessa documentária não constitui qualquer compromisso de pagamento, garantindo apenas que para aceder aos bens transaccionados, o importador deve cumprir com as instruções de cobrança definidas pelo exportador. Isto é, os documentos de acesso à mercadoria serão entregues à vista (contra pagamento) ou a prazo (se o importador aceitar um título de dívida).

As remessas documentárias não permitem cobrir riscos comerciais e políticos/país associados à transacção comercial. Assim, o BPI e a COSEC apresentam soluções complementares que permitem a cobertura destes riscos:

Para apoiar na escolha da melhor solução, o exportador encontra em qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI equipas especializadas na prestação de serviços financeiros e acompanhamento de negócio internacional.

Na oferta BPI existem também outras soluções para apoiar exportações com segurança.

Exporte connosco e em segurança para todo o mundo.