Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01022765

Linhas de Financiamento BEI

O BPI beneficia de várias linhas de financiamento concedidas pelo BEI para apoio a PME (empresas com menos de 250 colaboradores) e Mid-Caps.

Banco BPI | Empresas | Linhas de Financiamento BEI

Banco BPI | Empresas | Linhas de Financiamento BEI

Enquadramento

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento da União Europeia (UE), cujo capital é detido pelos respectivos Estados-Membros. O BEI financia projectos que contribuam para a concretização dos objectivos da União Europeia. O apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) constitui, desde há muito, uma das grandes prioridades desta instituição.

O BPI beneficia de várias linhas de financiamento concedidas pelo BEI para apoio a PME (empresas com menos de 250 colaboradores) e Mid-Caps (empresas com mais de 250 e menos de 3.000 colaboradores), permitindo às empresas aceder a fundos a taxas favoráveis.

Linha BEI SME e Mid-Caps: linha de cariz genérico (em termos de abrangência sectorial), no montante de 400 milhões de euros, que permite ao BPI disponibilizar condições competitivas no financiamento para investimento e fundo de maneio.

Linha BEI para apoio ao emprego e a start-ups: linha de financiamento, no montante de 70 milhões de euros que permite ao BPI disponibilizar condições competitivas no financiamento para investimento e fundo de maneio a start-ups (empresas até 4 anos) e empresas em estágios iniciais de desenvolvimento, com perspectivas de crescimento e criação de postos de trabalho.

Esta linha beneficia do apoio financeiro da União Europeia, no contexto do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos - pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa (dito "Plano Juncker").

Beneficiários

PME (empresas com menos de 250 colaboradores) ou Mid-Caps (empresas com mais de 250 e menos de 3.000 colaboradores), nos termos do disposto nos Artigos 3 a 6 do Título I do Anexo à Recomendação 2003/361/CE, para implementação de projectos de investimento no montante de:

  • Até 25 milhões de euros, no caso de PME;
  • Dimensão superior a 25 milhões de euros e iguais ou inferiores a 50 milhões de euros, no caso de Mid-Caps. 
     
Linha BEI SME e Mid Caps Empresas localizadas num estado membro da União Europeia, prioritariamente em Portugal, operando em qualquer sector de actividade, excepto os identificados em "Investimentos Não Elegíveis".
Linha BEI para apoio ao emprego e a start-ups Empresas localizadas num estado membro da União Europeia, prioritariamente em Portugal, operando em qualquer sector de actividade, excepto os identificados em "Investimentos Não Elegíveis" e que sejam consideradas start-ups ou empresas em estágios iniciais de desenvolvimento e criadoras de emprego.

 Empresas não Elegíveis:

  • Holdings financeiras e/ou Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS);
  • Sociedades de leasing detidas ou participadas por empresas fabricantes de equipamentos.

Operações Elegíveis

Novas operações que se destinem a:

  • Necessidades de fundo de maneio de médio e longo prazo, decorrentes das actividades operacionais do beneficiário;
  • Investimento em activos fixos, tangíveis (excepto terrenos) e intangíveis. 

Operações não Elegíveis:

  • Operações que se destinem à reestruturação financeira e/ou impliquem a consolidação de crédito vivo;
  • IVA recuperável e impostos;
  • Aquisição de Goodwill;
  • Aquisição de activos incorpóreos que possa conduzir a/reforçar uma posição de mercado relevante (i.e quota de mercado superior a 20%);
  • Compra de licenças ou direitos de exploração mineira;
  • Simples transacções financeiras, tais como aquisição de acções ou quaisquer outros produtos financeiros;
  • Em actividades puramente de mediação e desenvolvimento imobiliário;
  • Em actividades dos sectores ou relacionados com armamento, tabaco, jogo, militar, policial ou prisional;
  • Em actividades que envolvam experiências científicas com animais vivos;
  • Em actividades com impacto ambiental que não seja mitigado ou compensado;
  • Em actividades ética ou moralmente controversas ou que sejam proibidas pela lei nacional;
  • Em actividades de outros sectores previamente identificados pelo BEI.

 

Montante

Montante máximo de financiamento:

PME: são enquadráveis financiamentos associados a projectos de investimento de dimensão igual ou inferior a 25 milhões de euros, com financiamento até 100% do custo elegível do projecto com um máximo de 12,5 milhões de euros.

Mid Caps: são enquadráveis financiamentos associados a projectos de investimento de dimensão superior a 25 milhões de euros e iguais ou inferiores a 50 milhões de euros, não podendo o financiamento BEI exceder 50% do custo elegível do projecto.

Prazo

Mínimo de 2 anos, não devendo exceder a vida económica e técnica do projecto financiado (máximo 10 anos). 

Condições

Redução da taxa de juro (igual ou superior a 25 pontos base (0,25%) p.a.) aplicável ao empréstimo, por comparação com a taxa que o BPI ofereceria para uma operação semelhante que não beneficiasse do funding do BEI. 

Para mais informações, dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.

Banco BPI, S.A., Sociedade Aberta, Rua Tenente Valadim, 284, Porto, Mediador de Seguros Ligado n.º 207232431 (registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 31/10/2007 - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt); autorizado a exercer actividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida com as Seguradoras BPI Vida e Pensões - Companhia de Seguros Vida, S.A., Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. e COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A. O Banco BPI, S.A. não está autorizado a receber prémios nem a celebrar contratos em nome da COSEC, Allianz ou BPI Vida e Pensões e, na sua qualidade de mediador de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura de riscos inerentes ao contrato de seguro.