Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01003796

Programas de Papel Comercial

Títulos de crédito de curto prazo para apoio à tesouraria.

Programas de Papel Comercial | Empresas | Banco BPI

Programas de Papel Comercial | Empresas | Banco BPI

Enquadramento

Emissão de valores mobiliários ao abrigo de programas elaborados para o efeito, que constituem uma fonte de financiamento de curto prazo para a empresa emitente.

Vantagens

  • Instrumento flexível, que permite a emissão de dívida à medida das necessidades financeiras;
  • Diversificação das fontes de financiamento, com aumento da base de investidores; 
  • Não sujeição a Imposto do Selo sobre os juros nem sobre o montante utilizado, no caso de inexistência de garantia de bom pagamento.

Beneficiários

A legislação prevê que as entidades emitentes tenham que cumprir um dos seguintes requisitos para a emissão de Papel Comercial (não aplicáveis para emissões cujo valor nominal unitário seja igual ou superior a € 50.000):

  • Capital próprio ou património líquido não inferior a € 5 milhões; 
  • Notação de risco do programa de emissão ou notação de risco de curto prazo do emitente, atribuída por sociedade de notação de risco registada na CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; 
  • Obter, a favor dos detentores, garantia autónoma, à primeira solicitação, que assegure o cumprimento das obrigações decorrentes da emissão.

Montante

Até três vezes o somatório do capital realizado (deduzidas as acções próprias), reservas, resultados transitados e ajustamentos em partes de capital em filiais e associadas.

Prazo

  • As emissões de Papel Comercial podem ser realizadas por prazos até 1 ano;
  • Habitualmente as emissões (simples, contínuas ou por séries) são realizadas ao abrigo de Programas de Emissão de Papel Comercial para os quais não há limite de prazo legalmente determinado.

Links Úteis

Para mais informações, dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.

Banco BPI, S.A., Sociedade Aberta, Rua Tenente Valadim, 284, Porto, Mediador de Seguros Ligado n.º 207232431 (registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 31/10/2007 - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt); autorizado a exercer actividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida com as Seguradoras BPI Vida e Pensões - Companhia de Seguros Vida, S.A., Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. e COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A. O Banco BPI, S.A. não está autorizado a receber prémios nem a celebrar contratos em nome da COSEC, Allianz ou BPI Vida e Pensões e, na sua qualidade de mediador de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura de riscos inerentes ao contrato de seguro.