Prémio Nacional de Agricultura na Feira Nacional de Agricultura

Partilhe    
2ª Conferência do Prémio Nacional Agricultura com abertura de Luís Capoulas Santos.
21-06-2016

No dia 8 de Junho realizou-se a segunda conferência do Prémio Nacional de Agricultura 2016, que contou com abertura do Ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. A sua intervenção elogiou o empenho e dedicação dos empresários agrícolas, bem visível no contributo crescente da agricultura na economia.

A conferência, dedicada ao tema “A experiência internacional da fruta portuguesa”, enquadrava-se no tema global da Feira Nacional de Agricultura (FNA), uma das maiores feiras agrícolas nacionais e patrocinada pelo BPI, que este ano se centrava na “Fruta portuguesa”.

Os mais de 100 participantes tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de:

  • Armando Torres Paulo, Presidente da Frutus;
  • Carlos Ferreira, Presidente do Grupo Hortomelão;
  • Sónia Brito, Sócia-Gerente da SR Berry;
  • Maria do Carmo Martins, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

Com percursos empresariais distintos e especializados em produtos/mercados diferentes, os três empresários referiram que a qualidade da produção da fruta portuguesa é muito valorizada no exterior. As condições climatéricas únicas, a procura de conhecimentos técnicos (alavancados pela ligação entre a investigação e inovação) e o envolvimento no mercado (próxima relação com Clientes e fornecedores) são valências distintivas que alavancaram essa valorização.

Maria Celeste Hagatong, Administradora do BPI, participou no painel referindo a dinâmica positiva que hoje se vive no sector e destacando aspectos como a modernização na gestão, forte formação académica na agricultura e a aposta crescente em projectos inovadores.

Candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura 2016

Todas as empresas dos sectores da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária são convidadas a candidatar-se ao Prémio Nacional de Agricultura.

O Prémio valoriza projectos que se destaquem pelo aumento de competitividade, inovação e internacionalização, com vista a dar notoriedade e relevo a práticas que contribuam para a evolução do sector, que tem um contributo determinante para o crescimento das exportações e da economia portuguesa.

As candidaturas decorrem até 31 de Outubro e são efectuadas através de um formulário online cujo preenchimento é simplificado para as empresas que concorreram em 2015.

 

BPI, o Banco para a Agricultura

Oradores na 2ª conferência do Prémio Nacional de Agricultura 2016, em Santarém
Ministro Capoulas Santos na 2ª conferência do Prémio Nacional de Agricultura 2016, em Santarém