Prémios EmpreendedorXXI

Partilhe    
Startup portuguesa vence no setor ciências da vida.
21-03-2018
Prémios EmpreendedorXXI

A portuguesa Immunethep venceu o prémio ibérico EmpreendedorXXI para a startup com maior potencial de crescimento no setor ciências da vida. Realizada hoje em Barcelona, a final do Prémio EmpreendedorXXI - categoria setorial distinguiu as startups ibéricas mais inovadoras e com maior potencial de crescimento nos seguintes cinco setores: ciências da vida, negócios digitais, tecnologias de informação, agroalimentar e tecnologias industriais.

A biotecnológica Immunethep desenvolve imunoterapias que se baseiam na descoberta de um mecanismo de virulência partilhado pelas diferentes bactérias que causam infeções bacterianas mortais. A Immunethep, um spin-off da Universidade do Porto, está a desenvolver a vacina PNV1 - Paragon Novel Vaccine, que pretende conferir uma proteção robusta contra as principais bactérias que causam infeções mortais incluindo estirpes multirresistentes. A PNV1 pretende ser a primeira vacina capaz de prevenir infeções de múltiplas bactérias e de todos os seus serotipos desde o útero até à terceira idade.

Além da Immunethep, foram também selecionadas como finalistas dos setores tecnologias de informação e agroalimentar as portuguesas Heptasense e CoolFarm respetivamente. Vencedora do Prémio EmpreendedorXXI na categoria territorial Portugal - sul e ilhas, a Heptasense dispõe de um software avançado de reconhecimento tridimensional de gestos que permite às empresas tirar partido das câmaras de segurança para melhorarem a segurança nos espaços. A CoolFarm desenvolve soluções inteligentes para alcançar a máxima eficiência, qualidade e rentabilidade de produções agrícolas, em ambiente controlado.

As 15 empresas finalistas - onde se incluem as três portuguesas - receberam um programa internacional de crescimento organizado com a Singularity University e a escola de negócios ESADE. Para além deste curso, a Immunethep e as outras quatro empresas vencedoras – Genially (negócios digitais), Sheetgo (tecnologias de informação), Bound 4 Blue (tecnologias industriais) e Visual (agroalimentar) - foram contempladas com um prémio monetário no montante de 25.000 euros.

A edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI distribuiu prémios no valor de cerca de 490.000 euros e contou com a candidatura de 146 empresas portuguesas inovadoras, num total de 701 candidaturas de empresas a nível ibérico.

Prémios de referência no empreendedorismo

Os Prémios EmpreendedorXXI, que vão na 11ª edição em Espanha, realizaram-se pela primeira vez em Portugal no âmbito da estratégia do CaixaBank de implementar alguns dos seus programas no nosso país, após o BPI ter passado a fazer parte do Grupo CaixaBank em fevereiro de 2017.

Além dos galardões setoriais, foram previamente atribuídos 19 prémios às empresas com maior impacto territorial nas suas zonas de influência: 17 em Espanha (um por comunidade autónoma) e dois em Portugal (norte e centro, e sul e ilhas).

A edição espanhola destes prémios foi lançada em 2007. Desde então, a iniciativa investiu 4,3 milhões de euros em prémios e ações de acompanhamento, que beneficiaram 289 empresas.

Em concreto, foram atribuídos 2,5 milhões de euros em prémios monetários e 1,8 milhões de euros em ações de formação e networking internacional.

Ao longo desta década de história, um total de 5.210 empresas recém-criadas participaram nos Prémios EmpreendedorXXI e mais de 257 empresários, investidores e representantes das entidades ligadas a esta iniciativa participaram nos comités de avaliação e júris.
 

Startup portuguesa vence no setor ciências da vida.