Saltar para o conteúdo

Mercados Financeiros

Análise económica e financeira e previsões de médio e longo prazo para a economia, taxas de juro e taxas de câmbio.

Mercados Financeiros Novembro 2017

2017 – Acima das expectativas

A actividade económica acabou por surpreender favoravelmente em 2017, não obstante o primeiro semestre politicamente muito intenso na Europa. As previsões de crescimento têm sido revistas em alta de forma sistemática e quase generalizada em termos regionais. A grande excepção entre as economias desenvolvidas é o Reino Unido, economia ensombrada pelos receios e incertezas gerados pelo processo de saída da União Europeia. Para o actual momento favorável contribuem vários factores, destacando-se as políticas económicas muito acomodatícias no mundo desenvolvido, designadamente a política monetária não convencional; uma política orçamental na Europa mais equilibrada que no passado; os preços do petróleo num nível favorável a exportadores e a consumidores líquidos; finalmente, a continuidade do processo de expansão da economia da China, que assume um peso e importância crescente na economia mundial.

Para o actual equilíbrio contribui também o andamento positivo dos mercados financeiros, nomeadamente dos activos com maior risco, beneficiando do enquadramento macroeconómico favorável, de crescimento em aceleração, baixa inflação e taxas de juro em níveis historicamente baixos.

O cenário central aponta para a continuidade desta evolução benigna em 2018, andamento sempre escorado por políticas económicas/monetárias prudentes em ambos os lados do Atlântico. Os riscos são conhecidos mas actualmente estão mais equilibrados entre os cenários positivos e negativos pontuando em cada uma das vertentes, pela positiva, o avanço do plano de estímulo fiscal nos EUA; pela negativa o avanço e consequências do processo de Brexit.

Mercados Financeiros Novembro 2017
Análise Resumo
Perspectivas e Recomendaçãoes
Temas em destaque
Mercados
Economias
Previsões
Análise à Proposta de Orçamento de Estado para 2018
Base de Dados

Última Publicação Novembro 2017

Publicações Anteriores

Para impressão da publicação na sua globalidade é disponibilizada uma versão em formato PDF.

Para visualizar as publicações em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader versão 4 ou superior. Disponível para download em www.adobe.com.

Notas

A informação apresentada foi obtida de fontes consideradas fiáveis, mas a sua precisão não pode ser totalmente garantida. As recomendações destinam-se exclusivamente a uso interno. As opiniões expressas reflectem o ponto de vista dos autores e podem ser alteradas sem aviso prévio.
O BPI e os seus colaboradores poderão deter posições em qualquer activo mencionado nesta publicação. A reprodução de parte ou da totalidade destas publicações é permitida, sujeita a indicação da fonte.