Saltar para o conteúdo

Mercados Financeiros

Análise económica e financeira e previsões de médio e longo prazo para a economia, taxas de juro e taxas de câmbio.

Mercados Financeiros Setembro 2017

Os trabalhos dos bancos centrais

Os bancos centrais dos principais blocos económicos mundiais vêm a sua tarefa complicada face à necessidade de redução do grau acomodatício (extremo) das políticas monetárias e ao actual contexto de inflação em baixa persistente. Nos EUA, os efeitos das condições climatéricas adversas actuais tenderão a dificultar a leitura dos indicadores económicos nos próximos meses, introduzindo mais incerteza e dificultando a interpretação do mercado, em vésperas de mais um aumento de taxas esperado até final do ano. Na Zona Euro, a recente trajectória da taxa de inflação e os efeitos antecipados da valorização do euro – cerca de 5% em termos médios efectivos – justificam também redobrada precaução. Será, pois, em Outubro que o BCE comunicará os detalhes da abordagem para 2018, mantendo-se a expectativa de que ocorra mais uma redução do programa de compra de activos a partir de Janeiro. Efectivamente, se a taxa de inflação tarda em aproximar-se da fasquia objectivo, o ritmo de crescimento económico na UEM alcançou máximos de uma década (excluindo o ressalto técnico após a grande recessão) e a informação do mercado de crédito na zona euro deixa transparecer uma tendência para a normalização – o crédito ao sector privado cresce em torno de 2.5% e há um estreitamento dos diferenciais dos juros praticados nas diversas economias.

Mercados Financeiros Setembro 2017
Perspectivas e Recomendações
Análise Resumo
Portugal - evolução do comércio externo e do mercado de trabalho
Portugal - Contas Públicas nos primeiros 7 meses de 2017
Economias
Mercados
Previsões
Portugal - o turismo reforça o seu peso económico
Angola - que futuro no pós-eleições?
Base de Dados

Última Publicação Setembro 2017

Publicações Anteriores

Para impressão da publicação na sua globalidade é disponibilizada uma versão em formato PDF.

Para visualizar as publicações em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader versão 4 ou superior. Disponível para download em www.adobe.com.

Notas

A informação apresentada foi obtida de fontes consideradas fiáveis, mas a sua precisão não pode ser totalmente garantida. As recomendações destinam-se exclusivamente a uso interno. As opiniões expressas reflectem o ponto de vista dos autores e podem ser alteradas sem aviso prévio.
O BPI e os seus colaboradores poderão deter posições em qualquer activo mencionado nesta publicação. A reprodução de parte ou da totalidade destas publicações é permitida, sujeita a indicação da fonte.