Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01004085

Grupo BPI

Grupo BPI

Conheça a Estrutura Financeira e de Negócio do Grupo BPI.

Estrutura Financeira e de Negócio

O que é o Grupo BPI

O Grupo BPI, liderado pelo Banco BPI - é um grupo financeiro, centrado na actividade de banca comercial e de retalho em Portugal e faz parte do Grupo CaixaBank (que detém uma participação de 84.5% no BPI). O CaixaBank é o banco líder no mercado ibérico por volume de negócios e número de agências, totalizando 15.8 milhões de clientes e 370 Bi. € de ativos.

O Banco BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de activos (33 m.M.€), com quotas de mercado de 9.2% em crédito e 10.7% em recursos de Clientes1. O BPI serve, em Portugal, cerca de 2 milhões de Clientes através de uma rede de distribuição especializada, multicanal e totalmente integrada.

O negócio do Banco BPI rganiza-se em torno de dois segmentos principais: (i) Banca de Particulares, Empresários e Negócios e (ii) Banca de Empresas, Project Finance e Banca Institucional, os quais são servidos através de estruturas físicas e virtuais e equipas dedicadas. O Banco BPI disponibiliza aos seus clientes, através da sua rede de distribuição, uma oferta de fundos de investimento, seguros de capitalização e fundos de pensões geridos por subsidiárias do Grupo. O Banco disponibiliza ainda uma oferta de seguros não vida e vida risco, mediante um acordo de distribuição de seguros da Allianz Portugal, na qual o Grupo BPI detém uma participação de 35%. Nos seguros de crédito, o Grupo BPI detém uma participação de 50% na COSEC.

O Grupo BPI está também presente no negócio de banca de investimento e private equity e detém participações de capital em bancos africanos (BFA em Angola e BCI em Moçambique).  

Principais entidades do Grupo BPI

 Img Estrutura Financeira e de Negócio Set17

1 Em Maio de 2017.
2 Sociedades registadas pelo método de equivalência patrimonial.
3 Em parceria com a Allianz, detentora de 65% do capital.
4 Em parceria com a Euler Hermes, entidade do Grupo Allianz.
5 Em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (51%) e um grupo de investidores moçambicanos, que, em conjunto, detêm 19% do capital. 

Atividade doméstica

O banco comercial Banco BPI serve, em Portugal, mais de 1.7 milhões de Clientes - Particulares, Empresas e Institucionais -, através de uma rede de distribuição multicanal composta por 445 balcões de retalho, 39 centros de investimento, 20 mil parceiros comerciais, estruturas dedicadas aos segmentos das Empresas (46 centros) e dos Clientes Institucionais (6 centros), banca telefónica (BPI Directo) e serviço de homebanking (BPI Net).

O Banco Português de Investimento, matriz original do Grupo BPI, desenvolve a actividade de Banca de Investimento, Acções e Corporate Finance - no âmbito geográfico da Península Ibérica.

Na Gestão de Activos, o BPI detém posições muito relevantes na gestão de fundos de investimento, fundos de pensões e seguros de vida-capitalização, que distribui através do Banco BPI e do Banco Português de Investimento.

Atividade internacional

Em Angola, a 31 de Dezembro de 2016, o BPI detém posições de liderança com quotas de 8% e 16% em termos de crédito e depósitos, respectivamente, de 24.4% em cartões e de 26.3% em terminais de pagamento, através do Banco de Fomento (BFA), que detém a 48.1%. O BFA servia 1.6 milhões de Clientes, no final de Dezembro de 2016, com forte presença em Luanda e uma cobertura alargada de todo o território, constituída por 166 balcões, 9 centros de investimento e 16 centros de empresas. A rede física é complementada pelos serviços de homebanking - BFA Net Particulares e BFA Net Empresas.

A actividade internacional compreende ainda a apropriação de resultados da participação de 30% detida no Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Moçambique. O BCI é um banco de retalho predominantemente focado na captação de recursos e concessão de crédito, em cujas actividades o banco detém quotas de mercado de 29% e 30%, respectivamente, em Dezembro de 2016. O Banco serve 1.5 mil Clientes através de uma rede de 193 balcões, 642 ATM e 9 660 POS.

Informação reportada a 31 de Dezembro de 2016.