Proteja a sua privacidade e garanta a segurança do seu acesso à Internet

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Para proteger a sua privacidade e garantir a sua segurança na utilização da Internet e em particular dos serviços de Homebanking, o BPI aconselha-o a adoptar um conjunto de boas práticas.
11-06-2014
Boas práticas na utilização de correio electrónico

Aparentemente legítimos, alguns e-mails que se encontram em circulação são forjados e têm como objectivo a infecção do seu computador através dos anexos ou links que contêm. Pode até parecer que foram enviados por contactos verdadeiros e os anexos parecerão inócuos. Em alguns casos, para conferir credibilidade utilizam imagens e nomes que pertencem a empresas ou entidades reais ou até podem parecer ser provenientes da sua lista de contactos.

O acesso aos anexos ou links infectados podem provocar a monitorização de toda a actividade no computador, sem que o utilizador se aperceba. O objectivo é habitualmente a captura de informação confidencial para posterior utilização fraudulenta, nomeadamente dados bancários e de acesso aos serviços de Homebanking.

Outra possível consequência do acesso ao conteúdo destes e-mails é o bloqueio de alguns dos seus ficheiros pessoais. Efectivamente, existe software malicioso que impede o acesso a alguns ficheiros por parte do utilizador, sendo apenas possível desbloquea-los mediante o pagamento de um “resgate”.

Esteja atento a alguns sinais que o poderão ajudar a identificar um e-mail fraudulento. Estes e-mails:

  • Utilizam normalmente expressões genéricas como “Caro Cliente” ou “Prezado Cliente” e não se dirigem aos destinatários pelo nome.
  • Muitas vezes contêm erros de ortografia, erros gramaticais e até expressões habitualmente pouco comuns em língua portuguesa.
  • Solicitam a execução de procedimentos que não são habituais na comunicação entre a entidade remetente do e-mail e o Cliente (por ex. actualização de dados pessoais, download de software).

É aconselhável confirmar com o remetente a veracidade da mensagem:

  • Quando receber e-mails não solicitados que contenham anexos ou links, sempre que tal confirmação seja possível.
  • No caso de detectar algum e-mail que considere suspeito. Neste caso, não forneça qualquer informação, nem aceda aos links ou ficheiros disponibilizados.
Segurança do seu computador
  • Mantenha actualizado o sistema operativo do seu computador e o browser de acesso à Internet.
  • Instale software antivírus e antí-spyware e mantenha-os devidamente actualizados (software anti-spyware serve para o proteger de programas que recolhem informações pessoais sem o conhecimento do utilizador).
  • Realize análises frequentes ao seu computador, executando os softwares antivírus e anti-spyware, e em especial se partilhar o seu computador com outras pessoas.
  • Utilize contas de acesso ao computador que não tenham privilégios de administração, nem de instalação de software.
  • Mantenha cópias de segurança dos seus ficheiros mais importantes.


Caso receba um e-mail ou aceda a uma página de internet onde lhe é solicitado o preenchimento dos dados de acesso aos canais de Homebanking do BPI e/ou telemóvel, e mesmo que o aspecto visual aparente ser do BPI, tenha presente que tal pedido é falso, pelo que deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número 800 200 102 (ou o +351 21 720 77 61 caso não se encontre em Portugal).