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Recomendações de Segurança BPI | Computador e Internet

Recomendações de Segurança BPI | Computador e Internet

O BPI apresenta um conjunto de boas práticas para proteger a sua privacidade e garantir a segurança na utilização dos serviços de Homebanking.

Utilização do Computador e da Internet

Conheça os cuidados a ter para garantir a segurança na utilização do Computador e da Internet.

Para proteger a sua privacidade e garantir a sua segurança na utilização dos serviços de Homebanking é importante garantir a segurança do computador, pelo que o BPI o aconselha a adoptar um conjunto de boas práticas:

  • Mantenha actualizado o sistema operativo do seu computador.
  • Instale software antivírus e antí-spyware e mantenha-os devidamente actualizados (software anti-spyware serve para o proteger de programas que recolhem informações pessoais sem o conhecimento do utilizador).
  • Realize análises frequentes ao seu computador, executando os softwares antivírus e anti-spyware, em especial se partilhar o seu computador com outras pessoas.
  • Utilize contas de acesso ao computador que não tenham privilégios de administração, nem de instalação de software.
  • Mantenha cópias de segurança dos seus ficheiros mais importantes.

O que deve fazer em caso de dúvida ou se detectar uma situação suspeita
No caso de detectar alguma situação que lhe suscite dúvidas ou que considere suspeita relativamente aos Serviços de Homebanking do BPI, deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número 800 200 102 (ou o +351 21 720 77 61 caso não se encontre em Portugal).

No mundo virtual o grau de instrução de cada utilizador revela-se muito importante uma vez que os utilizadores que conhecem pouco a Internet ficam, invariavelmente, mais vulneráveis que aqueles que conhecem os seus perigos.

Para proteger a sua privacidade e garantir a sua segurança na utilização da Internet o BPI aconselha-o a adoptar um conjunto de boas práticas:

  • Mantenha actualizado(s) o(s) browser(s) com que acede à internet.
  • Não utilize os Favoritos nem siga ligações (links) de outros sites, e-mails ou qualquer outro veículo. Aceda aos sites que pretende visitar introduzindo directamente o endereço na barra de endereços do browser.
  • Verifique que a imagem gráfica da página a que acede é igual àquela a que está habituado. Se reparar que o tipo de janela, a informação presente ou a informação que lhe é pedida é diferente da habitual deverá certificar-se junto da Instituição se ocorreu alguma alteração.
  • Valide o Certificado de Segurança do site onde está a navegar. Ao fazer o duplo-clique, o browser deverá abrir uma janela com informação sobre o certificado, indicando se este é válido e se foi emitido à entidade correcta.
  • Não clique em janelas de pop-up (publicidade). Evite este comportamento, por exemplo, nos sites que permitem assistir a jogos de futebol de forma gratuita.
  • Nunca forneça dados pessoais e/ou confidenciais sem ter a certeza que se encontra num site seguro.

O que deve fazer em caso de dúvida ou se detectar uma situação suspeita
No caso de detectar alguma situação que lhe suscite dúvidas ou que considere suspeita relativamente aos Serviços de Homebanking do BPI, deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número 800 200 102 (ou o +351 21 720 77 61 caso não se encontre em Portugal).