Ao ligar para o BPI Direto a chamada será sempre atendida no modo de Atendimento Automático. Nesta modalidade deve ser utilizado o teclado do telefone, quer para introduzir dados, quer para selecionar opções de acordo com as instruções dadas.
A ligação para o BPI Direto inicia-se com o pedido de introdução do Número de Adesão (9 dígitos) e do Código Secreto (5 dígitos).
De seguida, é apresentado um menu inicial com os grandes grupos de opções disponíveis. Deverão seguir-se as instruções, selecionando a opção pretendida. Dentro de cada opção, há sempre um conjunto de sub-opções relacionadas com a operação pretendida. Por exemplo, para ouvir os movimentos da conta deve:
- Introduzir o Número de Adesão (9 dígitos) e o Código Secreto (5 dígitos);
- Escolher a opção pretendida do Menu Principal: Opção 1 (Consultas);
- Escolher a opção pretendida do Sub-Menu: Opção 2 (Movimentos);
- Escolher a opção de consulta pretendida: Opção 1 (Ouvir).
A todo o momento, é possível passar a um operador, premindo a tecla 9, ou regressar ao menu anterior premindo a tecla 0 (zero). Sempre que haja dificuldades ou dúvidas na realização de uma operação, deverá aguardar-se uns segundos e a sua chamada será automaticamente transferida para o operador.