Perguntas Frequentes Como aderir ao BPI Net e BPI APP
 
Adesão
Os não Clientes podem aderir ao BPI Net?

Não, o Serviço BPI Net é exclusivo para Clientes do Banco BPI. Para se ter acesso ao BPI Net basta abrir uma conta no Banco BPI e solicitar a adesão ao serviço.

O BPI Net está disponível para qualquer tipo de contas?

O BPI Net está disponível para contas individuais e solidárias sem restrições de movimentação e para Titulares de Contas Mistas que, isoladamente, possam movimentar a respectiva conta. Não permite a utilização para contas conjuntas, poe estas terem condições especiais de movimentação.

O BPI Net está disponível para empresas?

Sim. O BPI Net está disponível para empresas do segmento de Pequenos Negócios. Para Empresas está disponível em www.bpinetempresas.pt.

O BPI Net está disponível para Residentes no Estrangeiro?

Sim. O BPI Net está disponível para Residentes no Estrangeiro.


 
Número de Adesão e Código Secreto
O que é o Número de Adesão?

O Número de Adesão é seu o número de identificação, único pessoal e intransmissível, constituído por 9 dígitos, que permite aceder ao Serviço BPI Net.

O que é o Nome de Acesso?

Para sua segurança e comodidade, o serviço BPI Net permite a personalização do seu Nº de Adesão, para um Nome de Adesão, constituído por um conjunto de 5 a 20 caracteres alfa-numéricos.

O que é o Código Secreto?

O Código Secreto é uma sequência de 5 dígitos, pessoal e intransmissível, definido pelo Banco no momento da adesão ao Serviço e alterado obrigatoriamente pelo Cliente no primeiro acesso, que permite, conjuntamente com o Número de Adesão, aceder ao BPI Net.

Alguém sabe o meu Código Secreto?

Não. Por uma questão de segurança é codificado no sistema informático e não pode ser visualizado por ninguém. O Cliente é único conhecedor do Código Secreto, sendo aconselhável que não o divulgue a ninguém.
Por razões de segurança, após a terceira tentativa falhada, o acesso ao BPI Net fica cancelado.

Pode alterar-se o Código Secreto?

O Código Secreto é obrigatoriamente alterado no primeiro acesso ao BPI Net ou à BPI App, por razões de segurança, para que seja o seu único conhecedor. Depois do primeiro acesso pode ser alterado em qualquer altura, o número de vezes que entender.

A alteração do Código Secreto tem custos associados?

A alteração do Código Secreto não tem quaisquer custos associados, independentemente do número de vezes alterado.

Sempre que se altere o Código Secreto, tem que se pedir a emissão de novo Cartão Pessoal de Coordenadas?

Não, as Chaves de Acesso são independentes, pelo que a alteração do Código Secreto não implica a emissão de novo Cartão Pessoal de Coordenadas.

Como poderei recuperar o código secreto?

 

Pode efetuar a recuperação do código secreto, através da BPI APP ou do BPI Net e diretamente num Balcão BPI, ficando com o acesso ao serviço HomeBanking imediatamente ativo.

 


 
Cartão Pessoal de Coordenadas
O que é o Cartão Pessoal de Coordenadas e para que serve?

O cartão é um elemento de identificação secreto, pessoal, único e intransmissível, emitido pelo Banco sob a forma de uma matriz de coordenadas, gerada aleatoriamente e diferente de Cartão para Cartão que são pedidas para a realização de determinadas transações no BPI Net.
Assim, além de se proceder à identificação com o Número de Adesão e Código Secreto, será também solicitada a introdução de uma coordenada e/ou um código SMS.

Após a adesão, quanto tempo depois é que recebo o Cartão Pessoal de Coordenadas?

Logo que o Banco BPI rececionar o Contrato de Adesão, corretamente preenchido e assinado, o seu Cartão Pessoal de Coordenadas é enviado para sua a morada de correspondência, sendo expectável que o receba no prazo de 5 dias úteis.

Enquanto não receber o Cartão Pessoal de Coordenadas posso movimentar as Contas?

Não, apenas poderá efetuar consultas à sua conta.

Posso pedir a emissão de um novo Cartão Pessoal de Coordenadas?

Sim, podee pedir sem custos a emissão de um novo Cartão Pessoal de Coordenadas em caso de perda, roubo, mau estado ou sempre que se considere necessário. Este pedido pode ser efetuado através da opção "Contacto" do BPI Net, em qualquer Balcão BPI ou através do BPI Directo.

Sempre que se pede a emissão de novo Cartão Pessoal de Coordenadas tem que se alterar o Código Secreto?

Não, as Chaves de Acesso são independentes, pelo que a emissão de novo Cartão Pessoal de Coordenadas não implica a alteração do Código Secreto.

Nota: No entanto, se o contrato estiver cancelado por erro de coordenadas, a activação gera novo Código Secreto e novo Cartão Pessoal de Coordenadas.

O que fazer em caso de perda, roubo, extravio do Cartão Pessoal de Coordenadas ou se desconfiar que alguém tomou conhecimento do Código Secreto?

A informação deve ser de imediato reportada ao Banco, por email através da opção "Contacto" do BPI Net, através do BPI Directo 707 020 500 (atendimento personalizado, 24h por dia) ou presencialmente em qualquer Balcão do Banco BPI.


 
Comprovativo e Anulação de Operações
Quero imprimir um documento de confirmação. O que devo fazer?

Pode imprimir o documento de confirmação clicando no botão "Imprimir" ou, caso este ícone não esteja disponível, poderá fazê-lo através do browser, na opção File/Print.
No caso de não ter impresso o documento comprovativo quando realizou a operação, pode obtê-lo no BPI Net, utilizando a opção Documentos Digitais > Comprovativos.

Quero que o beneficiário seja notificado quando fiz uma transferência para a conta dele(a). O que devo fazer?

Na primeira página da opção “Transferir” deve selecionar a opção “Enviar notificação da(s) transferência(s) para o Beneficiário na data do processamento.”. Introduza o E-mail e/ou Nº de Telemóvel e será enviada uma notificação na data de processamento da transferência.

Quero anular uma transação, o que devo fazer?

Através do BPI Net não é possível efetuar a anulação de transações já executadas. Para o efeito, deverá deslocar-se a um Balcão BPI ou contactar o serviço BPI Directo. (707 020 500).


 
Autorização por SMS
O que é o serviço de Autorização por SMS?

O serviço de Autorização por SMS é um mecanismo de segurança implementado no BPI Net para Autorização de Operações e que consiste no envio de um Código de Autorização por SMS para o seu telemóvel no momento da realização determinadas operações.

Quais as principais alterações introduzidas com o mecanismo de Autorização por SMS?

Com este mecanismo, a autorização de algumas operações que afetam o seu património financeiro e que cumprem determinados critérios, como o montante da transação, passa a ser realizada através da introdução de um Código de Autorização (6 dígitos), que será enviado através de SMS para o seu telemóvel imediatamente após a introdução da informação da transação.

O SMS com o Código de Autorização:

  • É enviado para o Nº de Telemóvel que tem definido no BPI e deverá ser utilizado em conjunto com a introdução de uma coordenada do seu Cartão Pessoal de Coordenadas;
  • É válido apenas para autorizar a operação em causa e apresenta um resumo dos dados da mesma.
O mecanismo de Autorização por SMS substitui a utilização do Cartão Pessoal de Coordenadas?

Não. O mecanismo de Autorização por SMS não substitui a utilização do Cartão de Coordenadas que continuará a ser necessário para autenticar determinadas operações.

O que tenho que fazer para configurar o serviço de Autorização por SMS?

Para configurar o Serviço de Autenticação por SMS deverá definir o Nº de Telemóvel em que pretende receber o SMS com o Código de Autorização. Poderá fazer a configuração do Nº de Telemóvel:

  • Através do BPI Net se já tiver um Nº Telemóvel registado no Banco;
  • Através do BPI Directo (707 020 500) ou num Balcão BPI caso pretenda alterar o Nº de Telemóvel atual ou registar um novo.
Quais os critérios que determinam a utilização do mecanismo de Autorização por SMS?

O Código de Autorização por SMS será utilizado em função de determinados critérios como o tipo de operação e o montante.

O que posso fazer se não quiser configurar este serviço?

Se não configurar um Nº de Telemóvel para receber o SMS com o Código de Autorização ficará impossibilitado de realizar determinadas transações.

O que acontece se não tiver telemóvel?

Se não configurar um Nº de Telemóvel para receber o SMS com o Código de Autorização ficará impossibilitado de realizar determinadas transações.

O que acontece se não tiver bateria/rede no meu telemóvel?

Ficará impossibilitado de realizar determinadas transações.

Qual o custo para o Cliente do envio do SMS com o Código de Autorização?

O envio do SMS com o Código de Autorização não apresenta qualquer custo para o Cliente (gratuito), quer na utilização em Portugal, quer no Estrangeiro.

Como funciona a autorização por SMS?

Os passos existentes para a Autorização de uma transação são os seguintes:

  1. Selecione a operação desejada, preencha os respetivos campos e pressione o botão Confirmar;
  2. Após a confirmação é enviado um SMS para o Nº de Telemóvel definido com informação sobre a transação e o Código da Autorização;
  3. Confirme a informação sobre a transação:
  • Foi enviado pelo número 4800 (número BPI Net para envio de SMS);
  • Os dados apresentados correspondem à operação que pretende efetuar;
  1. Utilize o Código de 6 dígitos para autorizar a operação, introduzindo-o na página do BPI Net.

 BPI Net FAQ 1

 


 
Informações Adicionais
No caso de ter algum problema, dúvida ou sugestão o que faço?

Para obter esclarecimentos sobre o BPI Net, poderá:

  1. Enviar-nos um e-mail através da opção "Contacto", ou através do endereço bpinet@mail.bancobpi.pt;
  2. Contactar o BPI Directo: 707 020 500.

 
Bolsa
Até que horas posso dar ordens de bolsa para o próprio dia?

O horário das ordens de Bolsa pode variar tendo em conta o mercado e o produto abrangido. Os horários estão disponíveis no BPI Net (menu Bolsa, opção Negociação - Compra/ Venda, aquando da selecção do tipo de produto e índice).