Perguntas Frequentes Cheques
O que é um cheque não à Ordem?

Os cheques não à ordem:

  • Não podem ser transmitidos (endossados) a terceiros;
  • São obrigatoriamente nominativos, isto é, tem de ser indicado o destinatário - nome completo e não abreviado do cheque;
  • Só podem ser levantados ou depositados pelo destinatário original.

Assim, por não permitirem a transmissão do cheque a terceiros, os cheques não à ordem tornam-se mais seguros. Estes cheques apresentam a vantagem de serem mais baratos que os cheques à ordem.

Características que identificam e distinguem do cheque à ordem:

Img_Cheque Não à Ordem_frente

Img_Cheque Não à Ordem_verso

O que é um cheque visado? E um cheque bancário?

Cheque Visado: cheque que tem aposto, no rosto ou no verso, uma expressão que comprova a existência de provisão na data dessa aposição, implicando essa comprovação o imediato cativo na conta do sacador.
Cheque Bancário: cheque emitido pelo Banco sobre uma das suas Filiais ou Agências.

Se fizer um depósito de um cheque, quanto tempo é necessário para o dinheiro ficar disponível? E no caso das transferências?

No caso do depósito de cheque BPI, o montante deverá estar disponível até às 15 horas do dia do depósito. Tratando-se de cheque não BPI, o montante estará disponível até às 15 horas do 2º dia útil após o depósito (o dia do depósito, os fins-de-semana e os feriados não contam para o prazo).

Nas transferências entre contas BPI, a conta do beneficiário deverá ser creditada no próprio dia da recepção da ordem. No caso de transferências entre contas domiciliadas em instituições diferentes e ordenadas em dia útil, a conta do beneficiário deve ser creditada até ao final do dia útil seguinte ao da recepção da ordem.