Perguntas Frequentes Cartão BPI Gold
 
BPI Gold
Para aderir ao BPI Gold é necessário ser Cliente do Banco BPI?

O Cartão BPI Gold é direccionado a Clientes Particulares, com mais de 18 anos, sendo necessário que o 1º Titular do Cartão seja Titular de uma conta de Depósitos à Ordem no Banco BPI.

PortugalFinlândiaItáliaReino UnidoSuécia
AlemanhaFrança LuxemburgoSuíçaAndorra
Áustria  GréciaLienchtensteinMaltaMónaco
BélgicaHolandaSão MarinoNoruegaE.U.A.
EspanhaIrlandaVaticano DinamarcaCanadá

Quais são os movimentos que são sempre debitados na minha conta de Depósitos à Ordem?

Os pagamentos de serviços e as transferências para qualquer outra conta de Depósitos à Ordem, efectuados nas ATMs e os pagamentos de baixo valor (portagens e telefonemas em postos públicos) efectuados em Portugal.

Onde posso utilizar o cartão BPI Gold?

Poderá utilizar o seu cartão BPI Gold na compra de bens ou serviços e em levantamentos de numerário em Portugal e no Estrangeiro, nas redes Visa e Multibanco.

O BPI Gold é um cartão de crédito ou de débito?

É um cartão dual, na medida em que permite efectuar compras a crédito e levantamentos na rede Multibanco por débito na conta de Depósitos à Ordem.

Posso fazer levantamentos com o BPI Gold a crédito e a débito, consoante a minha opção?

Os levantamentos de numerário em Portugal nos Caixas Automáticos são movimentados na conta de Depósitos à Ordem ou na Conta-Cartão, de acordo com a opção casuística do Cliente (se, no Caixa Automático, for seleccionado "Levantamentos a Crédito" - cash-advance, será movimentada a Conta-Cartão). Os levantamentos efectuados no estrangeiro são sempre movimentados na Conta-Cartão.

Relativamente às compras em estabelecimentos, também posso optar?

Independentemente de digitar o PIN ou de assinar a factura, os pagamentos de compra de bens ou serviços em qualquer estabelecimento, em Portugal ou no estrangeiro, são lançados na Conta-Cartão, ou seja, são movimentados a crédito.

Qual é o limite de crédito atribuído ao meu cartão?

O limite de crédito da Conta-Cartão é estabelecido pelo Banco, com base nas informações pessoais, profissionais e financeiras, entre outras disponíveis internamente no Banco.
O limite é atribuido à Conta-Cartão e é comum a todos os cartões emitidos sobre essa conta.

Pode ser alterado?

O limite de crédito da Conta-Cartão poderá ser periodicamente revisto pelo Banco, tendo em consideração a utilização do cartão e o cumprimento das obrigações do Titular. Porém, poderá a qualquer momento solicitar um aumento temporário ou definitivo do seu limite de crédito, contactando telefonicamente a Linha BPI Gold ou através do BPInet.

Qual é o crédito disponível do meu cartão?

O crédito disponível da sua Conta-Cartão é a diferença entre o valor do seu limite de crédito e o valor das compras e dos levantamentos movimentados na Conta-Cartão e ainda não pagos. Para saber qual o saldo disponível actualizado, poderá contactar a Linha BPI Gold.

Pago juros das compras efectuadas?

O BPI Gold possibilita o pagamento das compras e demais transacções movimentadas na Conta-Cartão 20 a 50 dias após serem efectuadas, sem juros. No entanto, se a opção de pagamento não for 100%, o valor que transitar em dívida vencerá juros.

Como é que efectuo o pagamento das despesas realizadas com o BPI Gold?

O pagamento mensal é efectuado por débito automático na conta de Depósitos à Ordem associada ao cartão. Podem ainda ser realizados pagamentos adicionais através de Caixa Automático ou aos Balcões BPI.

Qual é o valor a pagar? Posso alterar a percentagem de pagamento?

A sua conta de Depósitos à Ordem é debitada pelo valor correspondente à sua opção de pagamento: 100%, 50%, 25%, 10% ou 5% do saldo em dívida na data de emissão do extracto. Para alterar a percentagem de pagamento, basta contactar a Linha BPI Gold. A alteração solicitada produzirá efeitos a partir do momento em que constar pela primeira vez no extracto da Conta-Cartão.

Qual é a data de pagamento?

Mensalmente é emitido um extracto, que reflectirá todos os movimentos efectuados com os cartões emitidos sobre a Conta-Cartão durante o período em questão.
A data de pagamento mensal está indicada no extracto, sendo regra geral a de 20 dias após a data de emissão.

Como posso obter informações actualizadas sobre o meu cartão BPI Gold?

Poderá contactar a Linha BPI Gold para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão que deseje colocar.

Linha personalizada BPI Gold: 21 720 78 00 ou 22 607 21 91 (atendimento personalizado, 24h por dia)

O que fazer no caso de perda, roubo ou extravio do meu cartão?

Deve comunicar imediatamente a ocorrência para o Banco BPI ou, em alternativa, para a SIBS. Estes serviços estão em funcionamento permanente todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Em Portugal:
BPI - Linha BPI Gold
: 21 720 78 00 ou 22 607 21 91

SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços): 21 781 30 80 ou 808 201 251

No estrangeiro:
Qualquer um dos serviços anteriormente indicados
Visa Global Customer Assistance Service (EUA): 1 410 5813836 (a chamada será gratuita se fizer previamente o pedido de cobrança no destinatário)
Visa do país onde se encontra: para obter o número da linha telefónica gratuita do país ou países que vai visitar, consulte a Visa ou contacte telefonicamente o Banco BPI antes de partir.

Na sequência da sua comunicação telefónica, será imediatamente inibida a utilização do seu cartão.

Existem seguros associados ao BPI Gold?

O cartão oferece aos seus Titulares uma gama excepcionalmente alargada de seguros gratuitos:

  • Acidentes pessoais em viagem;
  • Acidentes pessoais em estadia;
  • Responsabilidade civil;
  • Utilização fraudulenta do cartão;
  • Assistência em viagem e Assistencia Juridica no Estrangeiro;
  • Assistência doméstica;
  • Saldo da Conta-Cartão;
  • Roubo em ATM;
  • Bagagem;
  • Cancelamento de viagem ou Redução de Viagem;
  • Seguro de Saúde / Internamento Hospitalar (opcional, mediante pagamento de um prémio por Pessoa Segura).
Quais são as Pessoas Seguras?

As Pessoas Seguras são o 1º Titular e os Titulares adicionais, residentes em Portugal, bem como os respectivos cônjuges e os filhos até à idade de 25 anos, desde que vivam na dependência económica do Titular.
Relativamente aos Seguros de Utilização fraudulenta do Cartão, Saldo de Conta-cartão, Roubo em ATM e Bagagem, as Pessoas Seguras são os Titulares do Cartão BPI Gold.

O acesso ao programa Hertz Member Benefits Rate é gratuito? Quais são as vantagens?

O BPI Gold oferece aos seus Titulares o acesso gratuito a este programa, proporcionando condições de aluguer muito vantajosas, que contemplam tarifas especiais com descontos até 40% ou mais sobre a tarifa pública, bem como um vasto conjunto de vantagens:

  • Descontos e benefícios em Portugal;
    - Acesso a Tarifas Especiais com desconto até 40% sobre a tarifa pública em vigor (sobre Kms Ilimitados, CDW-Cobertura para Danos de Colisão e TP-Protecção Contra Furto);
    - Ofertas promocionais suplementares da Hertz;
    - Atendimento personalizado na Central de Reservas Hertz;
  • Descontos no Estrangeiro:
    Na Europa, EUA e Canadá, Austrália, Extremo Oriente, África do Sul e América Latina, 10% de desconto sobre as tarifas "Affordale", pré-pagas ou não pré-pagas disponíveis para o programa Hertz Member Benefits.


Para beneficiar de todas estas vantagens, basta ligar para a Central de Reservas da Hertz, mencionar sempre o seu nº CDP e efectuar o pagamento com o seu cartão BPI Gold.