Perguntas Frequentes Crédito Imediato
 
Definições
Indexante

Taxa de juro utilizada como referência nos empréstimos e depósitos a taxa variável. O juro aplicável é calculado a partir da taxa de juro nominal, que no caso da taxa variável corresponde à soma do valor do indexante com um spread. A Euribor é o indexante normalmente utilizado. Nos contratos de crédito, o valor do indexante é revisto com uma periodicidade igual à do prazo a que o mesmo se refere (por exemplo, Euribor a 3 meses, Euribor a 6 meses e Euribor a 12 meses).

Spread

Diferença entre os preços de oferta de venda e de compra de um determinado ativo ou instrumento. Termo também utilizado para referir a componente da taxa de juro, definida pela instituição de crédito, contrato a contrato, quando concede um financiamento a taxa variável. O spread acresce ao indexante e varia, nomeadamente, em função dos próprios custos de financiamento da instituição de crédito no mercado interbancário, do risco de crédito do cliente e do loan-to-value do empréstimo.

TAN

Taxa de juro anual nominal. Corresponde à taxa a que são cobrados os juros dos empréstimos. No caso dos empréstimos a taxa variável, a TAN corresponde ao valor do indexante acrescido do spread.

TAEG

Taxa anual de encargos efetiva global. Mede o custo total do crédito para o consumidor, expresso em percentagem anual do montante do crédito concedido. Distingue-se da TAE (taxa anual efetiva) por incluir os impostos associados ao empréstimo. A TAEG é a medida de custo utilizada no crédito à habitação, noutros créditos relativos a imóveis e no crédito aos consumidores.

MTIC

É o Montante Total Imputado ao Consumidor. Corresponde ao valor total que vai pagar pelo crédito, ou seja, a soma do custo total do crédito (juros, comissões, despesas, impostos e encargos de qualquer natureza, exceto os prémios de seguro de adesão facultativa) e do montante total do crédito concedido.

FIN

É a Ficha de Informação Normalizada. Documento padronizado pelo Banco de Portugal, para todas as instituições financeiras e bancárias, onde consta a informação detalhada relativa ao crédito e que permite comparar, de uma forma mais simples, diferentes ofertas de crédito.

Direito de livre revogação

É direito que o cliente tem de, num prazo de 14 dias, contados a partir da data da celebração do contrato de crédito ou da receção de um exemplar do mesmo, desistir do crédito, sem necessidade de invocar qualquer motivo.

Para o exercício do direito de livre revogação, o cliente deve notificar a instituição da sua intenção, através de papel ou de outro suporte duradouro. Caso a contratação do Crédito Imediato seja feita através do BPI Net ou da App BPI, o cliente poderá, ainda, solicitar a revogação do contrato através do próprio canal.

Exercido o direito de livre revogação, o cliente dispõe de 30 dias para reembolsar o capital disponibilizado e os juros vencidos desde a data de disponibilização do mesmo até à sua efetiva restituição.

Podem ainda ser-lhe exigidas eventuais despesas suportadas pela instituição perante entidades da administração pública (por exemplo, impostos).


 
Geral
O que é um contrato de crédito aos consumidores?

O crédito aos consumidores é um contrato de crédito celebrado com particulares, sem fins comerciais ou profissionais, para financiar a aquisição de bens de consumo, designadamente computadores, viagens, educação ou saúde.

Que informações devo ter em conta antes de contrair um crédito aos consumidores?
  • Ponderar se os seus rendimentos são suficientes para assegurar o pagamento das dívidas que pretende contrair;
  • Escolher o tipo de crédito mais adequado ao que pretende comprar, já que existem diversas modalidades com diferentes finalidades e custos associados;
  • Comparar diferentes ofertas, tendo em conta a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e outros elementos incluídos na ficha de informação normalizada (FIN) entregue pelas instituições;
  • Disponibilizar informações verdadeiras e completas sobre a sua situação económica para que a instituição avalie corretamente o risco do empréstimo e a sua solvabilidade (ou seja, a capacidade do cliente para pagar o empréstimo);
  • Ler com atenção a minuta do contrato e colocar todas as dúvidas à instituição antes de assinar o contrato.
A instituição de crédito pode recusar-se a conceder um empréstimo ao consumo?

Sim. O crédito aos consumidores deve resultar de um acordo livre entre as partes. A instituição de crédito não é, pois, obrigada a conceder o empréstimo.

É necessário apresentar comprovativos da finalidade a que se destina o Crédito Imediato BPI solicitado?

Não.

Pode aceder-se ao Crédito Imediato BPI para montante e/ou um prazo maior do que aqueles estabelecidos para o produto?

Não. O Crédito Imediato BPI é um produto com características definidas, não sendo possível alterar as mesmas. Para montantes e prazos superiores ao definido para o Crédito Imediato BPI, o Banco dispõe de outros produtos, nomeadamente o “Crédito Pessoal Standard”, cuja contratação, contudo terá de ser efetuada no Balcão ou nos Centros Premier.

Quando é que é creditado o dinheiro na conta?

Uma vez celebrado o contrato de Crédito Imediato BPI, quer através dos canais digitais do Banco (BPI Net e App BPI), quer dos Balcões/Centro Premier do BPI, o montante emprestado será imediatamente disponibilizado na conta de Depósitos à Ordem do Cliente.

Como ter acesso à informação pré-contratual e documentação contratual?

Toda a informação pré-contratual e documentação contratual é disponibilizada digitalmente nos canais de venda APP BPI, BPI Net e enviada por email ou entregues ao Cliente pelo Colaborador do Banco, quando o Crédito Imediato BPI é efetuado junto do Balcão BPI.

É necessário apresentar alguma documentação para comprovar os rendimentos?

Para a contratação de Crédito Imediato BPI, existe a necessidade de entrega dos últimos três recibos de vencimento e último IRS.

Quantos titulares pode ter o Crédito Imediato BPI?

O Crédito Imediato BPI é só para um titular.


 
Montantes/Prazos
Pode aceder-se ao Crédito Imediato BPI sem ter conta no Banco BPI?

Não. Para solicitar o crédito necessita ter conta de Depósitos à Ordem no Banco BPI. Caso pretenda contatar este crédito através dos canais digitais do Banco, deverá, ainda, ter acesso ao BPI NET e App BPI.

É possível reduzir o prazo de reembolso do financiamento de um Crédito Imediato BPI?

Não é possível renegociar o prazo de reembolso do Crédito Imediato BPI. No entanto, o cliente poderá sempre liquidar antecipadamente o empréstimo em vigor e proceder, caso o pretenda, à solicitação de um novo Crédito Imediato BPI, por um prazo diferente, desde que enquadrável nas condições deste produto. O reembolso antecipado está sujeito a uma comissão de reembolso antecipado (ver Secção “Reembolso” deste documento).


 
Custos
Qual a taxa de juro praticada no Crédito Imediato BPI?

As taxas em vigor para os produtos de Crédito Imediato BPI poderão a todo o momento ser consultadas no Preçário do Banco BPI.

A taxa de juro é fixa ou altera-se ao longo do tempo?

A taxa de juro é fixa e mantém-se até ao fim do contrato.

Existe alguma despesa inicial no Crédito Imediato BPI?

As despesas a considerar no início do processo são as seguintes:

  • Comissão de abertura: Consultar Preçário do Banco BPI;
  • Imposto do Selo sobre a Comissão = 4%;
  • Imposto do selo sobre a Utilização: Sobre o valor financiado, aplica-se:
    0,141% por mês, para prazos inferiores a 1 ano;
     1,76% para prazos >= 1 ano.

 

Existe alguma despesa cobrada no fim do contrato?

Não.


 
Reembolsos
Qual o tipo e periodicidade das prestações de reembolso?

O reembolso do capital emprestado será efetuado em prestações mensais e constantes de capital e juros.

Em que dia do mês é debitada a prestação de reembolso do meu Crédito Imediato BPI?

O dia do mês para débito da prestação mensal de reembolso será o dia correspondente ao dia da celebração do contrato de Crédito Imediato BPI.

Posso reembolsar o meu Crédito Imediato BPI antecipadamente?

Sim, pode fazê-lo em qualquer momento, na totalidade ou parcialmente. Caso o contrato de Crédito Imediato BPI tenha sido celebrado através do BPINet ou App BPI, o pedido de reembolso antecipado poderá ser feito através daqueles canais.

Pode ficar sujeito ao pagamento de uma comissão.

Que comissão tenho de pagar pelo reembolso antecipado do meu Crédito Imediato BPI?

A amortização pode ser parcial ou total, embora sujeitas às seguintes penalizações (aos valores apresentados acresce imposto do selo):

  • Taxa Fixa e prazo até ao termo do contrato > 1 ano: 0,5% sobre o valor a amortizar, tendo como máximo o valor do somatório dos juros vincendos;
  • Taxa Fixa e prazo até ao termo do contrato <= 1 ano: 0,25% sobre o valor a amortizar, tendo como máximo o valor do somatório dos juros vincendos.
A partir de que data se pode amortizar um Crédito Imediato BPI?

Em qualquer altura.


 
Seguros
Que seguros estão disponíveis no Crédito Imediato BPI?

•Seguro de vida* (obrigatório) em que o capital financiado esteja coberto em 100% em caso de Morte ou Invalidez Absoluta e Definitiva.
•Seguro de Proteção ao Crédito (facultativo) que garante o reembolso das prestações em caso de Incapacidade Temporária Absoluta para o trabalho, por Acidente ou Doença, Desemprego Involuntário e Salários em Atraso (para trabalhadores por conta de outrem) e Hospitalização (para trabalhadores por conta própria).
 

*Seguro obrigatório para Clientes com idade igual ou inferior a 70 anos. 


 
Garantias
Para contração do Crédito Imediato BPI é obrigatório alguma garantia?

No Crédito Imediato BPI não é exigida qualquer garantia.