Perguntas Frequentes BPI Net Empresas
 
Adesão
Como poderei aderir ao BPI Net Empresas?

A adesão ao Serviço efetua-se através do preenchimento por parte do Cliente/Empresa do Contrato de Adesão e respetivos Anexos. Estes deverão ser preenchidos e assinados pelos Representantes que obrigam a Empresa junto do BPI.

A Empresa deverá solicitar os impressos de adesão pelo endereço www.bpinetempresas.pt, através do Site do Banco BPI www.bancobpi.pt, selecionando a opção respetiva, pela Linha BPI Net Empresas 707 028 028 (disponível 24h, de 2ª a Domingo), num Balcão BPI ou ainda através do seu Responsável de Conta.

De seguida, deverá preencher os documentos e devolvê-los ao BPI, ao seu Responsável de Conta.

Por fim, deverá aguardar que o BPI valide e introduza os dados da Empresa, ative o seu acesso e, posteriormente, envie o nome de acesso por correio e o Código Secreto via envelope SIBS para a morada da Empresa.

Não consigo visualizar os impressos de adesão ao BPI Net Empresas, o que devo fazer?

No caso de não conseguir visualizar os impressos de adesão ao BPI Net Empresas (que se encontram em formato PDF), será necessário efetuar o download do Acrobat Reader.

No site do Banco BPI, na opção "Pedido de Adesão", surge a seguinte mensagem por baixo dos impressos de adesão:

"Para visualizar estas páginas necessita do Adobe Acrobat Reader versão 4.0 ou superior. Disponível para download em www.adobe.com".

Como poderei aceder ao BPI Net Empresas?

O acesso é efetivado através de Internet. Para acesso ao site do Banco BPI Net Empresas foram usadas as melhores práticas conhecidas hoje em dia em todo o Mundo, para assegurar a segurança relativamente às transações bancárias. É utilizada a encriptação a 128 bits, fornecida pela Empresa Verisign reconhecida internacionalmente como a maior autoridade mundial em termos de ligações seguras pela Internet. Este método tem colhido excelentes resultados nomeadamente no site do BPI Net particulares, em que é usado desde o início do serviço, com uma história completamente nula relativamente a incidentes relacionados com falta de segurança.

Como se efetua a adesão a várias empresas do mesmo grupo?

A adesão a várias Empresas do mesmo Grupo poderá ser efetuada através do preenchimento dos impressos de adesão Grupo de Empresas. Através desta adesão, Empresas do mesmo Grupo, acedem ao BPI Net Empresas através de um único acesso.

Ao aceder ao BPI Net Empresas, após colocar o nome de adesão e Código Secreto, surge a mensagem "introduziu um caracter não válido". O que significa esta mensagem?

A referida mensagem surge quando o Cliente insere os códigos de acesso (Nome de Adesão e Código Secreto) com caracteres alfa-numéricos. Esta situação pode ocorrer, p.ex., quando o utilizador tenta aceder, por lapso, ao BPI Net Particulares (cujo código secreto apenas aceita caracteres numéricos) com os códigos de acesso do BPI Net Empresas.

Quantos dígitos têm os Códigos de Acesso iniciais enviados aos Utilizadores?

Nome de Acesso: A emissão do nome de acesso inicial é constituído por 10 letras, todas em maiúsculas.

Código Secreto: A emissão do código secreto inicial é constituído por uma letra maiúscula seguida de 7 números.

Ao aceder ao BPI Net Empresas, na digitação do Código Secreto, posso colocar qualquer código?

O Utilizador poderá colocar um código à sua escolha, tendo em atenção que pelo menos um dígito do Código Secreto tem de ser uma letra.

Ao modificar o Nome de Adesão, se optar por colocar em maiúsculas, deverei sempre colocar o nome em maiúsculas?

Não. O nome de adesão não é "case sensitive", isto é, se o Utilizador definir o Nome de Adesão com letras maiúsculas, poderá utilizar maiúsculas ou minúsculas.


 
Geral
É possível o Cliente visualizar as condições da sua conta no BPI Net Empresas (ex: aplicações a prazo)?

Através do BPI Net Empresas é possível consultar os produtos da Empresa na Posição Integrada.

Relativamente ao detalhe de Produtos, é possível consultar informação de Aplicações a Prazo e Fundos de Investimento: para consultar as Aplicações a Prazo, o Cliente deverá selecionar a opção Investimento/Aplicações a Prazo/Consulta. Para consultar o detalhe de Fundos, o Cliente deverá selecionar a opção Investimento/Fundos de Investimento/Consulta Carteira.

Qual a data de débito e crédito de uma transferência urgente?

As datas de débito e crédito de uma transferência urgente são as do próprio dia, se efetuadas até às 14h30.

Qual a prioridade das operações BPI Net Empresas vs outros canais?

Quando existe saldo disponível, a operação é efetuada de imediato no BPI Net Empresas. Operações autorizadas pelos Responsáveis de Conta também são efetuadas de imediato.

Após autorizadas as operações no site, elas são processadas de imediato?

Apenas as operações unitárias com data de processamento do dia são processadas de imediato.

O Utilizador pretende cancelar um cheque e não está a conseguir. O que deverá fazer?

Deverá colocar dois zeros antes do número do cheque.

Quando estou a efetuar uma Transferência surge a seguinte mensagem: "a data de processamento não pode ser inferior à do dia de hoje". Como deverei proceder?

Esta mensagem poderá surgir nas seguintes situações:
- se o Utilizador colocar uma data inferior à data do dia;
- no caso do computador do Utilizador estiver configurado com data incorreta; neste caso, deverá ser indicado ao Utilizador para selecionar "My Computer" / "Control Panel / "Date/Time". Neste último écran, o Utilizador deverá confirmar se efetivamente a data do seu PC está correta.


 
Autorização por SMS
O que é o serviço de Autorização por SMS?

O BPI Net Empresas implementou um mecanismo para a Autorização de operações que exigem um nível se segurança adicional. Este mecanismo consiste no envio de um Código por SMS para o seu telemóvel no momento da autorização da operação, que terá que ser introduzido no BPI Net Empresas para confirmar essa operação. O envio do Código por SMS complementa a utilização do Cartão Pessoal de Coordenadas, uma vez que se manterão os dois mecanismos.

Quais as principais alterações introduzidas com o mecanismo de Autorização por SMS?

Com este mecanismo, a autorização de algumas transações que afetam o património financeiro da Empresa e que cumprem determinados critérios, nomeadamente, o montante utilizado, passa a ser realizada através da introdução de um Código de Autorização composto por 6 dígitos e uma coordenada do Cartão Pessoal de Coordenadas.

Este código será enviado no momento da autorização de uma transação através de um SMS (gratuito) para o nº de telemóvel por si definido. O código é válido apenas para autorizar a operação em causa.

Como posso definir qual o Nº Telemóvel onde pretendo receber o Código de Autorização?

A associação do seu Nº de Telemóvel ao serviço de autorização por SMS poderá ser efetuada:

  • Diretamente no BPI Net Empresas se já tiver um Nº de Telemóvel válido definido no BPI;
  • Através do seu Gestor de Conta se não tiver um Nº de Telemóvel válido definido no BPI ou se pretender definir um novo contacto.
Como funciona a autorização por SMS?

Os passos existentes na Autorização de uma transação são os seguintes:

  1. Selecione a Operação pretendida, preencha os respetivos campos e pressione o botão Confirmar;
  2. No momento da autorização será enviado um SMS para o nº de telemóvel definido onde deverá verificar se:
    a) Os dados apresentados correspondem à operação que pretende efetuar;
    b) Foi enviado pelo número 4800 (número BPI Net para envio de SMS).
  3. À semelhança da coordenada, introduza na página do BPI Net Empresas o Código de Autorização de 6 dígitos apresentado no SMS.

Img FAQ Net Empresas

O que posso fazer se não quiser configurar este serviço?

Se não configurar um Nº de Telemóvel para receber o SMS com o Código de Autorização ficará impossibilitado de realizar transações cujo valor seja superior ao montante para o envio de SMS.

O que acontece se não tiver telemóvel?

Se não configurar um Nº de Telemóvel para receber o SMS com o Código de Autorização ficará impossibilitado de realizar transações cujo valor seja superior ao montante para o envio de SMS. Contudo, poderá continuar a utilizar o BPI Net Empresas para realizar operações de baixo valor, até um determinado limite diário.

O que acontece se não tiver bateria/rede no meu telemóvel?

Ficará impossibilitado de realizar transações cujo valor seja superior ao montante para o envio de SMS. Contudo, poderá continuar a utilizar o BPI Net Empresas para realizar operações de baixo valor, até um determinado limite diário.

Qual o custo para o Cliente do envio do SMS com o Código de Autorização?

O envio do SMS com o Código de Autorização não apresenta qualquer custo para o Cliente (gratuito), quer na utilização em Portugal, quer no Estrangeiro.


 
Utilização
A partir do local de trabalho não consigo abrir a página do BPI Net Empresas.

Recomendamos que verifique o seu perfil de utilizador junto do administrador da rede local.

Os dispositivos de segurança da rede ou as definições de ligação à Internet, podem não lhe permitir o acesso a sites de modo seguro (https://).

Quais as operações disponíveis no BPI Net Empresas?

O BPI Net Empresas disponibiliza à Empresa um conjunto alargado de operações bancárias, das quais se destacam as seguintes:

- informação sobre saldos e movimentos das contas à ordem;
- download de ficheiros de movimentos, de uma forma personalizada;
- autorização de operações de acordo com as regras definidas pela Empresa;
- pagamentos e transferências imediatas ou por agenda;
- pagamentos e cobranças por ficheiro;
- consulta de informação financeira;
- personalização do seu acesso ao sistema.

O BPI Net Empresas é seguro?

Sim. A confidencialidade e a segurança nas transações do BPI Net Empresas são preocupações vitais para o BPI. Neste âmbito, é importante realçá-las a vários níveis:

  • Comunicação através da Internet - Para garantir elevada segurança na comunicação através da Internet, o Banco desenvolveu uma infraestrutura, que utiliza tecnologia avançada - encriptação com chaves de 128 bits. 
  • Acesso/Utilização - Nome de Acesso e Código Secreto Individualizados; Para autenticação do acesso ao BPI Net Empresas é indispensável a introdução de dados pessoais e individualizados que permitem a identificação do Cliente e que são encriptados no momento de envio através da Internet. As chaves de acesso são definidas no momento da adesão, sendo obrigatória a alteração do Código Secreto no momento do 1º acesso. 
  • Browsers Aprovados - O acesso ao BPI Net Empresas deverá ser efetuado através do Browser Microsoft Internet Explorer versão 6.0, ou superior. 
  • Cartão Pessoal de Coordenadas - Para realização de transações, o Autorizador tem de indicar uma coordenada da matriz existente no Cartão, ou dependendo do montante, tem de indicar adicionalmente um código SMS. 
  • Infraestrutura do Sistema - Para segurança da infraestrutura do sistema do Banco, existe um Firewall que tem como função permitir o acesso apenas a Clientes que utilizem o protocolo definido para o BPI Net Empresas - o protocolo HTTPS. 
  • Monitorização Permanente - O Banco dispõe de quadros especializados que têm como responsabilidade a monitorização permanente da utilização do BPI Net Empresas, para certificação da segurança do sistema.
Se a empresa alterar o pacto social ou outro qualquer elemento, como se deverá proceder?

A Empresa deverá informar o Banco das alterações efetuadas, a fim de se atualizar o contrato em vigência com o mesmo.

Em caso de dúvidas ou de necessidade de esclarecimentos adicionais, o que deverei fazer?

O BPI disponibiliza-lhe uma Linha de Apoio ao serviço BPI Net Empresas (707 028 028), que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Poderá ainda contactar-nos através de e-mail (bpinetempresas@mail.bancobpi.pt).


 
Informações Adicionais
Após colocar o número de acesso e o meu código pessoal, clico em "Acesso" e o browser não avança para a página seguinte.

Verifique se utiliza o Nome / Número de Adesão ou Código Secreto corretos. Caso esteja a introduzir o Nome / Número de Adesão ou Código Secreto incorretos, surge a mensagem de "Acesso Inválido". Nesta situação, agradecemos que contacte a Linha BPI Net Empresas (707 028 028).


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Na ausência da mensagem anterior é necessário que o seu browser permita a aceitação de cookies (ficheiros que apenas se mantém no computador durante a sessão de homebanking).

Para isso deverá verificar as definições do seu browser. Para tal, deverá seguir os passos a seguir mencionados:

Situação 1: Se utiliza o browser Internet Explorer 6 para Microsoft Windows

Selecione a opção "Tools"/"Ferramentas" e de seguida "Internet Options"/"Opções de Internet", no separador "Privacy"/"Privacidade" o nível definido deverá ser igual ou inferior a "Medium-High"/"Médio-Alto".

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Situação 2: Se utiliza o browser Internet Explorer 7 para Microsoft Windows.

Se utiliza o Internet Explorer 7 selecione a opção "Tools"/"Ferramentas" e de seguida "Internet Options"/"Opções de Internet", no separador "Privacy"/"Privacidade" o nível definido deverá ser inferior a "High"/" Alto".

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Mensagem: "The page cannot be displayed" ou "A sua sessão de homebanking expirou".

Ao utilizar o BPI Net Empresas, após introduzir o número de acesso e o meu código pessoal, clico em "Acesso", a página de boas vindas é carregada e de seguida, em qualquer operação, surge uma mensagem: "The page cannot be displayed" ou "A sua sessão de homebanking expirou".

Se utilizar o Internet Explorer 6.0 ou 7.0:
Deverá selecionar a opção "Tools" ("Ferramentas") e depois "Internet Options" ("Opções Internet"), selecionando de seguida o separador "Privacy" ("Privacidade"), deslocando o cursor para o nível "Medium-High" ("Médio-alto"), opção que irá permitir a receção de "cookies".
Agradecemos que verifique a desativação da função Classificação de Conteúdos, nas Opções da Internet, sub-pasta Conteúdo, deverá de seguida fechar todas as aplicações e reiniciar o seu computador.
Após efetuar este procedimento deverá aceder de novo ao BPI Net.

Caso pretenda saber quais os Balcões BPI onde existem Espaços Internet, poderá consultar o endereço www.bancobpi.pt. Para consultar a sua conta e efetuar operações poderá ainda utilizar o serviço BPI Direto através do número 707 020 500, disponível 24h, de 2ª a Domingo.

Mensagem: "(...)The security certificate has expired or is not yet valid(...)"

No acesso ao BPI Net Empresas surge a seguinte indicação sobre a certificação de segurança: "(...)The security certificate has expired or is not yet valid(...)".

A segurança do serviço de homebanking, BPI Net Empresas, é certificada pela VeriSign (autoridade mundial independente que atribui e garante a qualidade na certificação de segurança de sites, para mais informações consulte: http://www.verisign.com), possuindo uma certificação de identidade digital.
Este certificado assegura ao cliente a identidade do nosso servidor, impede violação das páginas e assegura que os conteúdos não possam ser observados por terceiros cifrando a informação trocada através de um algoritmo matemático (encriptação de 3ª geração a 128 bits).

Esta informação pode ser visualizada através das seguintes opções "File"/"Ficheiro" > "Properties" / "Propriedades" > "View Certificates" / "Ver Certificado", ou através de duplo clique no cadeado que lhe surgirá, quando em sessão com o site, na parte inferior direita do ecrã.

Ao aceder ao BPI Net Empresas se surgir a mensagem abaixo, deve verificar a correção da data do seu computador, bem como da zona horária mundial.

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Clique sobre a hora visível no canto inferior direito do ecrã e confirme a informação presente nos separadores "Data &Time" / "Data e Hora" e "Time Zone" / "Zona Horária".

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Recomendamos ainda que transfira as recentes atualizações para o seu browser, incluindo conteúdos de segurança através do site http://windowsupdate.microsoft.com.

Mensagem: "This page contains both secure and non secure itens."

Ao utilizar o BPI Net Empresas surge-me a seguinte indicação: "This page contains both secure and non secure itens."

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A referida mensagem surgirá ao utilizar os botões de navegação "Back" ou "Forward". Recomendamos que navegue no site BPI Net Empresas através do menu disponível na parte esquerda do ecrã.

A partir do local de trabalho não consigo abrir a página do BPI Net Empresas.

Recomendamos que verifique o seu perfil de utilizador junto do administrador da rede local.

Os dispositivos de segurança da rede ou as definições de ligação à Internet, podem não lhe permitir o acesso a sites de modo seguro (https://).

Mensagem: "The Page cannot be displayed"

Quando tento aceder ao BPI Net Empresas surge a seguinte mensagem "The Page cannot be displayed".

Verifique nível de segurança, procedendo do seguinte modo:

Selecione a opção Tools/Ferramentas e de seguida Internet Options/Opções de Internet.

Selecione o separador Security/Segurança.
Indique a zona de conteúdos Web trusted Sites/Sites Fidedignos, clicando de seguida em "Sites".
 


 

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Introduza o endereço: https://www.bpinetempresas.pt

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Carregando de seguida em Add/Adicionar.
Clique em OK.

Aceda agora ao BPI Net Empresas.

Ao tentar efetuar uma operação no BPI Net Empresas a aplicação bloqueia após confirmar uma operação.

Selecione as Opções de "Internet/ Internet Options", de seguida selecione o separador "General/Geral".
Dentro deste separador e na Zona "Temporary Internet Files"/"Ficheiros temporários da Internet” - escolher o botão "settings/Definições".
Na configuração "Check for newer versions of stored pages/Procurar versões mais recentes de páginas guardadas" deverá selecionar a opção "Automatically/Automaticamente".

Informação que deverá remeter para o endereço bpinetempresas@mail.bancobpi.pt

Informação que deverá remeter para o endereço bpinetempresas@mail.bancobpi.pt, caso não consiga aceder ao BPI Net Empresas e a sua situação não se encontrar em nenhuma das acima descritas.

Qual o sistema operativo que utiliza:
(ex: Windows 8).

Poderá ver esta informação no seu computador clicando em Start - Settings - Control Panel - no menu "Help" escolher "About Windows".

Qual o browser que utiliza:
(ex: Internet Explorer 10)
Poderá ver esta informação no seu computador, abrindo o Browser e no menu "Help" escolhendo "About Internet Explorer".

Qual a mensagem de erro que surge?