Perguntas Frequentes Cartão BPI (TAEG de 13,0%)
 
Cartão BPI
Para aderir ao BPI é necessário ser Cliente do Banco BPI?

O cartão BPI é direccionado a Clientes Particulares, com mais de 18 anos, sendo necessário que o 1º Titular do Cartão seja Titular de uma conta de Depósitos à Ordem no Banco BPI.

Este Cartão está disponível para residentes em:

PortugalFinlândiaItáliaReino UnidoSuécia
AlemanhaFrançaLuxemburgo SuíçaAndorra
Áustria Grécia LienchtensteinMaltaMónaco
BélgicaHolandaSão MarinoNoruegaE.U.A.
EspanhaIrlanda VaticanoDinamarcaCanadá

 

Onde posso utilizar o Cartão BPI?

O Cartão BPI pode ser utilizado em Portugal e no estrangeiro, no âmbito das redes Visa e Multibanco.

Cartão BPI é um cartão de crédito ou de débito?

É um cartão dual, na medida em que permite efectuar compras a crédito nas redes Visa e Multibanco. Em Portugal, dá-lhe ainda a possibilidade de aceder à conta de Depósitos à Ordem para levantamentos, pagamentos de serviços e consultas.

Posso fazer levantamentos com o Cartão BPI a crédito e a débito, consoante a minha opção?

Os levantamentos de numerário em Portugal nos Caixas Automáticos são movimentados na conta de Depósitos à Ordem ou na Conta-Cartão, de acordo com a opção casuística do Cliente (se, no Caixa Automático, for seleccionado "Levantamentos a Crédito" - cash-advance, será movimentada a Conta-Cartão). Os levantamentos efectuados no estrangeiro são sempre movimentados na Conta-Cartão.

Relativamente às compras em estabelecimentos, também posso optar?

Independentemente de digitar o PIN ou de assinar a factura, os pagamentos de compra de bens ou serviços em qualquer estabelecimento, em Portugal ou no estrangeiro, são lançados na Conta-Cartão, ou seja, são movimentados a crédito.

Quais são os movimentos que são sempre debitados na minha conta de Depósitos à Ordem?

Os pagamentos de serviços e as transferências para qualquer outra conta de Depósitos à Ordem, efectuados nas ATMs e os pagamentos de baixo valor (portagens e telefonemas em postos públicos) efectuados em Portugal.

Pago juros das compras efectuadas?

O Cartão BPI possibilita o pagamento das compras e demais transacções movimentadas na Conta-Cartão 20 a 50 dias após serem efectuadas, sem juros. No entanto, se a opção de pagamento não for 100%, o valor que transitar em dívida vencerá juros.

Qual é o limite de crédito atribuído ao meu cartão?

O limite de crédito da Conta-Cartão é estabelecido pelo Banco, com base nas informações pessoais, profissionais e financeiras, entre outras disponíveis internamente no Banco.

O limite é atribuído à Conta-Cartão e é comum a todos os cartões emitidos sobre essa conta.

Pode ser alterado?

O limite de crédito da Conta-Cartão poderá ser periodicamente revisto pelo Banco, tendo em consideração a utilização do cartão e o cumprimento das obrigações do Titular. Porém, poderá a qualquer momento solicitar um aumento temporário ou definitivo do seu limite de crédito, contactando telefonicamente a Linha Cartões BPI.

Qual é o crédito disponível do meu cartão?

O crédito disponível da sua Conta-Cartão é a diferença entre o valor do seu limite de crédito e o valor das compras e dos levantamentos movimentados na Conta-Cartão e ainda não pagos. Para saber qual o saldo disponível actualizado, poderá contactar a Linha Cartões BPI.

Como é que efectuo o pagamento das despesas realizadas com o Cartão BPI?

O pagamento mensal é efectuado por débito automático na conta de Depósitos à Ordem associada ao cartão. Podem ainda ser realizados pagamentos adicionais através de Caixa Automático ou aos Balcões BPI.

Qual é a data de pagamento?

Mensalmente é emitido um extracto, que reflectirá todos os movimentos efectuados com os cartões emitidos sobre a Conta-Cartão durante o período em questão. A data de pagamento mensal está indicada no extracto, sendo regra geral a de 20 dias após a data de emissão.

Qual é o valor a pagar? Posso alterar a percentagem de pagamento?

A sua conta de Depósitos à Ordem é debitada pelo valor correspondente à sua opção de pagamento: 100%, 50%, 25%, 10% ou 5% do saldo em dívida na data de emissão do extracto. Para alterar a percentagem de pagamento, basta contactar a Linha Cartões BPI. A alteração solicitada produzirá efeitos a partir do momento em que constar pela primeira vez no extracto da Conta-Cartão.

Qual a lista de imagens alternativas (Cidades) que tenho à escolha?
  • Capitais de Distrito (Algarve, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu);
  • Guimarães ("berço da Nação");
  • Madeira (Funchal);
  • Açores (Lagoa das 7 Cidades, Ilha de S.Miguel).
Qual é o valor da comissão de disponibilização do Cartão BPI?

O titular duma Conta Valor BPI beneficia da isenção da comissão de disponibilização de 2 cartões de crédito BPI para a mesma conta-cartão. 

O valor da comissão de disponibilização do Cartão BPI é de € 20,00 para todos os Titulares.

Como posso obter informações actualizadas sobre o meu Cartão BPI?

Poderá contactar a Linha Cartões BPI para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão que deseje colocar. Este serviço está em funcionamento permanente todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Linha Cartões BPI: 21 720 77 00 ou 22 607 22 66 (atendimento personalizado, 24h por dia)

O que fazer no caso de perda, roubo ou extravio do meu cartão?

Deve comunicar imediatamente a ocorrência para o Banco BPI ou, em alternativa, para a SIBS. Estes serviços estão em funcionamento permanente todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Em Portugal:

BPI - Linha Cartões BPI: 21 720 77 00 ou 22 607 22 66

SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços): 21 781 30 80 ou 808 201 251

No estrangeiro:

Qualquer um dos serviços anteriormente indicados

Visa Global Customer Assistance Service (EUA): 1 410 581 38 36 (a chamada será gratuita se fizer previamente o pedido de cobrança no destinatário) Visa do país onde se encontra: para obter o número da linha telefónica gratuita do país ou países que vai visitar, consulte a Visa ou contacte telefonicamente o Banco BPI antes de partir.

Na sequência da sua comunicação telefónica, será imediatamente inibida a utilização do seu cartão.