Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01126120

BPI Gestão de Activos | Investimento Socialmente Responsável

BPI Gestão de Activos | Investimento Socialmente Responsável

Investimento Socialmente Responsável

Na BPI Gestão de Activos, após 30 anos de experiência, e estando inseridos no grupo Caixabank Asset Management, sabemos a importância das boas práticas de investimento. Acreditamos que o nosso trabalho é melhor quando proporciona valor ao Cliente e à sociedade, com clareza e transparência. É isso que fazemos, de acordo com os nossos valores.

O melhor exemplo desta abordagem são as soluções de Investimento Socialmente Responsável (ISR) já existentes no grupo CaixaBank Asset Management, do qual fazemos parte. Através destas soluções, os clientes podem obter rentabilidade e, ao mesmo tempo, beneficiar a sociedade, fomentando a aplicação de boas práticas Ambientais, Sociais e de bom Governo (ASG ou, em inglês, ESG – Environmental, Social and Governance) por parte das entidades em que investimos.

Deste modo, pretendemos oferecer soluções de investimento socialmente responsáveis que contribuam para a transformação da sociedade. Está na nossa essência.

 

BPI GA_BPI_Cronologia_Investimento_Socialmente_Responsavel

 

Processo de Investimento

A estratégia da BPI Gestão de Ativos está alinhada com o Caixabank Asset Management, e com os valores de todo o grupo CaixaBank como "a criação de valor para o Cliente, a proximidade, transparência, flexibilidade, eficiência, responsabilidade e segurança". 

O Investimento Socialmente Responsável procura maximizar a rentabilidade a longo prazo para os investidores, enquanto gera benefícios para a sociedade. Os processos de decisão fundamentam-se tanto em métricas financeiras tradicionais como em critérios ESG. Pretendemos integrar os critérios ESG de forma sistemática ao longo de todo o processo de investimento. 

Para desenvolver soluções de investimento responsável, os nossos gestores de carteiras, e todos os profissionais envolvidos no processo, estão familiarizados com a informação e com as tendências mais recentes relacionadas com temas como ambiente, saúde, emprego inclusivo, entre outros, de modo a que a gestão seja capaz de proporcionar rentabilidades adequadas a todos os perfis de investidores, refletindo os Princípios de Investimento Responsável.

Este processo pode ser resumido nos seguintes passos:

  1. Utilização de critérios ESG no processo de decisão de investimentos.
  2. Adoção de critérios de exclusão aprovados no Comité ISR; Análise de matérias controversas (ex.: armas controversas); Seleção de gestores externos que adotem as melhores práticas de investimento responsável.
  3. Seleção das melhores empresas e fundos com integração de critérios ESG. 

Iniciativas, Políticas e Engagment / Envolvimento
Soluções de Investimento ISR