PRR - Internacionalizacao das PME

Novo apoio à internacionalização das PME via E-commerce.
22-09-2022

Com vista a incentivar a internacionalização das PME portuguesas foi publicada uma nova medida designada Internacionalização via E-commerce, que se destina a apoiar os projetos individuais, com duas vertentes:

  • um programa que visa aprofundar a promoção do comércio eletrónico para novas exportadoras;
  • o lançamento de novo programa de apoio individualizado para a promoção digital, orientado à diversificação de mercados, para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.

Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente, a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.


Dotação
Com uma dotação total de 23 milhões de euros, esta medida vai apoiar cerca de 1.500 empresas portuguesas entre 2022 e 2025. A primeira fase deste incentivo tem uma dotação de 4,5 milhões de euros para 2022.


Despesas elegíveis
As PME podem beneficiar de apoios, entre os quais:

  • Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto de E-commerce;
  • Aquisição de serviços de terceiros relacionados com Estratégia de Canais Digitais, Plataformas de Gestão de Conteúdos, Campanhas, Clientes e E-commerce, Criação de Lojas próprias Online, Marketplaces, Publicidade Online, Analytics, entre outras;
  • Custos com recursos humanos especializados diretamente afetos à implementação do projeto.

Limites mínimos e máximos de despesas elegíveis:

  • Novas Exportadoras: entre 10.000 e 25.000 euros;
  • Mais Mercados: entre 25.000 e 85.000 euros.

Natureza do apoio
O incentivo, de natureza não reembolsável, é de 50% do investimento elegível.

Candidatura
Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o Diagnóstico de E-commerce no website Portugal Exporta. O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: "Novas Exportadoras" ou "Mais Mercados".

A empresa deve, também, apresentar um Plano detalhado de E-commerce Internacional, que deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022.

As candidaturas são realizadas pelas PME através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos (formulário a disponibilizar brevemente). O prazo para a apresentação das candidaturas mantém-se aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental.

Esta medida integra o Investimento 02 - Transição Digital das Empresas da Componente 16 - Empresas 4.0 do PRR.
Para mais informações sugere-se a consulta das perguntas frequentes publicadas no site da AICEP.

O BPI é um banco próximo das PME que apoia o seu crescimento robusto, inteligente e sustentável. Disponibiliza soluções adequadas a todas as fases do negócio das empresas e às suas múltiplas necessidades, nomeadamente no que respeita ao financiamento e ao apoio ao investimento:

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.