Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01089864

BPI coloca 500 milhões de euros em Obrigações Hipotecárias

Emissão a cinco anos teve uma procura superior a 3.100 milhões.

BPI coloca 500 milhões de euros em Obrigações Hipotecárias | Banco BPI

BPI coloca 500 milhões de euros em Obrigações Hipotecárias | Banco BPI

Emissão a cinco anos teve uma procura superior a 3.100 milhões.

  • Operação assinala com grande sucesso o regresso do BPI como emitente ao mercado institucional de dívida.
  • O BPI aproveitou as condições favoráveis para ser o primeiro emitente português a recorrer ao mercado de dívida "Covered" no ano de 2019.


O BPI concretizou hoje uma emissão de Obrigações Hipotecárias, no montante de 500 milhões de euros, com vencimento em março de 2024. A forte procura registada assinala com grande sucesso o regresso do BPI ao mercado institucional, após nove anos de ausência.

A emissão a cinco anos teve uma procura total de 3.127 milhões de euros, ou seja, cerca de 6 vezes o montante da emissão, o que permitiu rever em baixa o nível inicialmente anunciado, de 35 pontos base sobre a taxa mid swap, para um valor final de 25 pontos base sobre a taxa mid swap. A taxa de cupão foi fixada em 0.25%.

Participaram mais de 140 investidores institucionais na emissão, de diversas nacionalidades, o que demonstra o amplo reconhecimento da qualidade de crédito deste tipo de emissões bem como a confiança associada ao BPI.

O BPI aproveitou as condições favoráveis de mercado para ser o primeiro emitente português a recorrer ao mercado de dívida "Covered" no ano de 2019. Esta operação destina-se a financiar o crescimento previsto para a atividade do BPI, de acordo com o plano estratégico 2019-21.

A emissão terá notação de rating de Aa3 e AA (low), atribuída pela Moody’s e DBRS respetivamente.

A colocação da emissão foi liderada por um sindicato de Bancos constituído pelo Barclays, CaixaBank, LBBW, Natixis e UniCredit.