BPI reúne 115 empresários da Madeira

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Turismo Sustentável foi debatido no Encontro BPI com Empresas que se realizou na Madeira.
14-11-2018

O BPI reuniu no Funchal mais de uma centena de gestores e empresários da Madeira para debater os desafios do Turismo, no âmbito dos “Encontros BPI com Empresas". Durante dois anos, o BPI vai percorrer todas as capitais de distrito e as regiões autónomas para reforçar a proximidade às empresas e instituições de cada região.

A abertura do evento esteve a cargo de Pedro Barreto, administrador do BPI responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, que apresentou o CaixaBank - acionista maioritário do BPI - como “o Banco com a maior rede comercial em Espanha, com mais de 4.500 Balcões, que é líder destacado e reconhecido nos canais digitais e na inovação tecnológica." O CaixaBank, acrescenta o administrador, “tem representação em 20 países, estando o BPI disponível para promover contactos e reuniões de empresas exportadoras ou interessadas na internacionalização para estes mercados".

O executivo salientou ainda que a entrada do BPI no Grupo CaixaBank “vai permitir acelerar o Banco". Um progresso visível e reconhecido pela revista britânica Euromoney que nomeou o BPI como “Melhor Banco em Portugal".

“Tivemos recentemente uma crise financeira sem precedentes em Portugal e entendemos que o BPI soube responder muito bem ao seu dever fiduciário, sabendo preservar o que os nossos Clientes têm de mais importante - o trabalho de uma vida", destacou João Oliveira e Costa. O administrador responsável pela Banca de Particulares e Negócios sublinhou que o BPI apresenta “níveis de risco muito baixos na sua atividade e um grande reconhecimento internacional em termos da notação de rating."

O administrador salientou a capacidade de aconselhamento e especialização do BPI, “com respostas organizadas aos Clientes, para em determinados setores e áreas - como a agricultura ou o turismo - fornecermos valor acrescentado." O BPI está a desenvolver funcionalidades com o CaixaBank para se tornar ainda mais especialista. “No turismo, queremos dar um contributo relevante, continuar a desenvolver uma oferta específica, e ser o parceiro para as atividades que queiram concretizar."

A iniciativa contou com a presença de Pedro Calado, Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, de Paulo Cafôfo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, e de Cláudia Coelho, Diretora na PricewaterhouseCoopers.

O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, destacou “a evolução da região nos últimos anos, a capacidade para atrair mais investimento e o tecido económico e empresarial de excelência", através da apresentação de um conjunto de indicadores quantitativos da economia regional. “Em todas as áreas de negócio, a Madeira tem vindo a registar uma evolução positiva na sua dinâmica empresarial," referiu Pedro Calado.

“O sucesso da região é estarmos todos convocados para o seu desenvolvimento", começou por referir Paulo Cafôfo, “com uma estratégia, visão e ação comuns." Segundo o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, no turismo “tudo começa e acaba nas pessoas, a começar na qualidade de vida de quem aqui reside e vai receber", um desafio para os agentes políticos e económicos da região. O objetivo é “trazer consistência ao setor do turismo e apostar na diferenciação, encarando as ameaças como oportunidades", salientou o munícipe. “A Madeira tem tudo e cada madeirense é um agente de promoção do próprio destino Madeira".

Cláudia Coelho, Diretora da PricewaterhouseCoopers, iniciou a sua intervenção destacando “a diversidade de ambientes na Madeira, favorável ao desenvolvimento de um vasto conjunto de atividades e para a atração de turistas de diversos tipos e com interesses distintos". Sobre a sustentabilidade, é relevante “não só a parte ambiental, mas também a componente social, com uma melhoria da oferta e da diferenciação, atenta ao que são as tendências no setor do turismo que ditam uma maior consciencialização e interesse crescente de opções sustentáveis por parte de quem nos visita", referiu a consultora.
 

O Banco para o Turismo

O BPI coloca à disposição das empresas do setor do turismo soluções competitivas e equipas especializadas na análise de projetos de investimento para os diversos segmentos de negócio: hotéis, alojamento local, animação turística e restauração. A oferta do BPI inclui linhas de apoio específicas e adaptadas a projetos turísticos:

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta - Linha protocolada com o Turismo de Portugal, no montante de 120 milhões de euros, para financiar a criação ou requalificação de empreendimentos turísticos ou atividades de animação turística. O BPI lidera o financiamento de projetos enquadrados nesta linha de crédito, correspondendo a 24% do financiamento total e 26% do número de projetos;

Linha Capitalizar - Linha de crédito no montante de 1.600 milhões de euros, destinada a apoiar investimento em ativos fixos corpóreos e incorpóreos, reforço de fundo de maneio e financiamento de necessidades de tesouraria;

Linha BPI P2020 - Financiamento de projetos submetidos ao Portugal 2020 em dois momentos: após a submissão da candidatura, ainda sem haver decisão de atribuição de incentivo, ou após a respetiva decisão;

Linha BPI/FEI Inovação III - Linha de crédito no montante de 200 milhões de euros, destinada a projetos inovadores, lançada no âmbito da assinatura do acordo de garantia entre o BPI e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) ao abrigo do InnovFin SME Guarantee - instrumento financeiro do Horizonte 2020 e do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos;

BPI/IFRRU 2020 - Reabilitação Urbana - Linha de crédito no valor global de 400 milhões de euros para apoiar a revitalização dos centros urbanos em todo o território nacional.