Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01142684

Linha Facilidade Curto Prazo OCDE 2020

Iniciativa do Governo Português para dinamizar a economia, através do apoio às exportações para países europeus e desenvolvidos da OCDE, minimizando os efeitos da crise financeira e económica derivada da atual pandemia.

Destina-se a empresas que disponham de uma apólice de Seguro de Créditos, permitindo incrementar o valor contratado da apólice base.

Linha Facilidade Curto Prazo OCDE 2020 | Banco BPI

Linha Facilidade Curto Prazo OCDE 2020 | Banco BPI

Iniciativa do Governo Português para dinamizar a economia, através do apoio às exportações para países europeus e desenvolvidos da OCDE, minimizando os efeitos da crise financeira.

Enquadramento

A Linha Facilidade Curto Prazo OCDE 2020 permite:

  • a cobertura do risco de não pagamento nas vendas a crédito em operações de exportação, quando a cobertura na apólice base não atinge o valor total que a empresa necessita;
  • incrementar, até ao dobro e dentro dos tetos máximos previstos, as coberturas parciais dos riscos incorridos nas vendas a crédito, face aos montantes contratados na apólice base;
  • a cobertura das exportações para os mercados da União Europeia e países desenvolvidos da OCDE.

Para aderir à Linha Facilidade Curto Prazo OCDE 2020 o Cliente deve preencher os requisitos de elegibilidade.

A gestão desta cobertura adicional (nomeadamente cancelamento, comunicações de prorrogação, ameaça e de participação de sinistro) é efetuada diretamente pelo segurado na COSECnet.

Exemplos de Garantias Top –up OCDE 2020:

COSEC_Linha_OCDE2020_Exemplos coberturas

O valor máximo de cobertura para cada Garantia Top-up OCDE 2020 é igual ao menor dos seguintes valores:

  • o valor do limite de crédito decidido na garantia base para o mesmo Cliente;

ou

  • o valor resultante da classificação de risco do cliente, atribuída pela COSEC e em vigor no momento da decisão do pedido, segundo a seguinte tabela:

(valores em euros)

Classificação de risco do Cliente (entidade devedora) Valor máximo da Garantia Top-up OCDE 2020
A 2.000.000
B 1.000.000
C 300.000
D Não elegível
E Fora de cobertura

A tabela que fixa os valores máximos das Garantias Top-up OCDE 2020, tendo em consideração a natureza e a classificação de risco do Cliente em vigor na data da decisão, é incluída nas condições especiais de Coberturas Adicionais OCDE 2020.

 

Vantagens

  • Flexibilidade: coberturas adicionais à medida das necessidades.
  • Proteção: permitem aumentar o nível de proteção dos riscos.
  • Transparência: podem ser identificados os custos e benefícios de cada operação.
  • Simplicidade: de fácil contratação e gestão online (COSECnet), as coberturas adicionais OCDE 2020 funcionam em conjunto com a apólice, mantendo a gestão do ciclo de crédito e evitando a replicação de processos, sem adicionar complexidade.
  • Abrangência: as coberturas adicionais OCDE 2020 estão à disposição de todos os Clientes da COSEC e, em conjunto com a apólice base, tornam a gestão do risco mais abrangente e completa.

Operações Elegíveis

São elegíveis as operações de exportação de bens e serviços:

  • Com cobertura parcial da Seguradora na apólice base e
  • Cujo prazo máximo de pagamento não seja superior a 180 dias.

Riscos Cobertos:

  • Atrasos de pagamentos (mora);
  • Falência ou insolvência do Cliente;
  • Aprovação de concordata ou moratória;
  • Insuficiência de meios.

Mercados cobertos

Mercados Externos da União Europeia e dos países desenvolvidos da OCDE, a seguir identificados, desde que estejam também cobertos ao abrigo da respetiva apólice base: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia. Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça. 

Montante

O montante da Garantia Top-up OCDE 2020 está limitado pelo menor dos seguintes valores:
i) valor do limite de crédito decidido na Garantia Base, ou
ii) valor máximo da Garantia Top-up OCDE 2020 aplicável, tendo em consideração a Classificação de Risco do Cliente em vigor na data da decisão.

O valor da Garantia Top-up, adicionado ao da garantia base, não pode ultrapassar o valor do pedido de garantia apresentado na apólice base.

Prazo

As Garantias Top-up OCDE 2020 são concedidas por períodos de 3 meses e renovadas automaticamente por períodos idênticos, se não houver qualquer impedimento a essa renovação.

 

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas e Institucionais ou consulte bancobpi.pt/empresas.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.