Desde o início da pandemia, face ao aumento das transações digitais, tem-se verificado, a nível mundial, um crescimento de ciberataques, nomeadamente de casos de fraude relacionados com a usurpação de identidade de Clientes compradores, mais frequentes nas relações comerciais com entidades do mercado externo.
Assim, para as Empresas continuarem a desenvolver os seus negócios em segurança devem reforçar algumas medidas para mitigar o risco de fraude:
Primeira transação comercial com um novo Cliente, especialmente nos casos de Clientes em mercado externo
- Confirmar a veracidade da encomenda, através de contacto para o endereço ou contactos oficiais do Cliente.
- Evitar encomendas por telefone ou solicitar a sua confirmação por outros meios.
- Registar toda a documentação de suporte da atividade comercial.
Verificação da identidade do Cliente
- Assegurar que o Cliente é uma Empresa reconhecida.
- Ficar atento a informações incoerentes.
Encomendas com valores invulgares
- Solicitar uma formalização da adjudicação da encomenda.
- Verificar a razão do volume invulgar da encomenda.
- Manter contactos regulares e sistemáticos com o interlocutor habitual do Cliente.
Alterações inesperadas no interlocutor habitual do Cliente
- Confirmar através de um número de telefone da empresa, um website oficial ou outro endereço oficial que a sua pessoa de contacto é um colaborador da empresa Cliente.
Alteração de morada de entrega de mercadoria após encomenda inicial
- Validar se o local existe e se está relacionado com uma empresa/entidade que possa ter ligação com a empresa Cliente, justificativa da alteração do local da entrega.
Pequenos detalhes
- Ficar alerta a erros gramaticais ou expressões demasiado estranhas nas mensagens por e-mail.
- Verificar se o endereço de e-mail é um endereço oficial da Empresa (empresa.com ou com o domínio do país .pt, .it, .es, etc) e estranhar endereços de e-mail de contas gmail.com, Yahoo.com, ou outras.
- Ficar atento a sinais de alerta como logotipos de fraca qualidade, hiperligações incorretas, falhas no design, sentido de urgência e uso excessivo de pontuação.
Estas medidas devem ser adotadas de forma sistemática, assumindo particular importância no caso de vendas suportadas por uma apólice de seguro de créditos, uma vez que estes seguros excluem o risco de fraude.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.