Corticeira Amorim emite 40 milhões de euros em Obrigações Verdes

Operação foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, com o apoio do CaixaBank.
03-12-2020
  • Emissão destina-se a refinanciar investimentos verdes que foram realizados por oito empresas participadas da Emitente entre 2017 e 30 de junho de 2020.
  • Operação foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, com o apoio do CaixaBank.

A Corticeira Amorim SGPS, SA (“Corticeira Amorim”) reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e o ambiente com o lançamento, com o apoio do Banco BPI (Grupo CaixaBank), da sua primeira emissão obrigacionista “verde”.  

A Emissão, no montante de 40 M€, foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, e destina-se a refinanciar um conjunto diversificado de investimentos verdes que foram realizados por oito empresas participadas das cinco Unidades de Negócio da Corticeira Amorim.

Esta operação tem uma forte componente simbólica, uma vez que este ano se comemora o 150º aniversário da criação do Grupo Amorim.

A Emissão alinha-se com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes (“Green Bond Principles”) publicados pela International Capital Market Association, tendo obtido uma Second Party Opinion (“SPO”) positiva da empresa de ratings ESG e de research independente especializada Sustainalytics.

O BPI, enquanto organizador e subscritor desta emissão, reforça o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.

A Corticeira Amorim entra assim num grupo selecionado de emitentes verdes em Portugal e o BPI consolida-se como um dos líderes no mercado português de emissões sustentáveis, reforçando o posicionamento do Grupo CaixaBank como um dos líderes de Sustainable Finance a nível internacional.

Sobre a Corticeira Amorim

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas.

Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da longevidade, ambição, orgulho, atitude e paixão, os mesmos de sempre destes 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, realiza 93% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4400 colaboradores. Acrescentar valor à cortiça, de forma competitiva, diferenciada e inovadora, em perfeita harmonia com a Natureza, é, então, a missão da Corticeira Amorim que em 2019 registou 781 milhões em vendas consolidadas.

Sobre o BPI

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, o grupo líder de banca de retalho em Espanha, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de ativos (37 m.M.€), com quotas de mercado de 10,5% em crédito e em depósitos. Serve cerca de dois milhões de Clientes no mercado doméstico.

O BPI e o Grupo CaixaBank estão muito empenhados no financiamento sustentável, apoiando, através da sua atividade, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.
O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégia de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.

Em 2019, BPI estreou o mercado de Sustainable Finance com a emissão das primeiras Obrigações Verdes admitidas a negociação em Portugal, no mercado Euronext Access Lisboa, emitidas pela Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. (“SBM”), subsidiária do Grupo Altri.