Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01097671

Encontros BPI com Empresas em Bragança

BPI reúne gestores e empresários em Bragança para debater o Minifúndio e o Associativismo.

Encontros BPI com Empresas em Bragança | Banco BPI

Encontros BPI com Empresas em Bragança | Banco BPI

BPI reúne gestores e empresários em Bragança para debater o Minifúndio e o Associativismo.

  • Luís Afonso, o orador convidado, defendeu o associativismo enquanto solução para impulsionar a viabilidade económica das pequenas explorações
  • Encontros BPI com Empresas estão a percorrer todos os distritos e as regiões autónomas para reforçar a proximidade às empresas e instituições


Bragança recebeu o quarto Encontro BPI com Empresas de 2019, onde 30 gestores e empresários debateram o tema do "Minifúndio e o Associativismo" na região. A iniciativa arrancou no ano passado e está a percorrer todos os distritos e as regiões autónomas para reforçar a proximidade às empresas e instituições.

A Comissão Executiva do BPI esteve representada por Pedro Barreto, administrador responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, num evento que contou com as presenças de Paulo Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e Luís Afonso, sócio-gerente do Grupo Novavet, na qualidade de orador convidado.

Pedro Barreto salientou que o BPI nasceu para servir as empresas, sublinhando que a entrada no Grupo CaixaBank permitiu alargar a oferta e reforçar o apoio às pequenas e médias empresas e à iniciativa empresarial. O administrador do BPI destacou ainda o dinamismo da região, dando como exemplo o sucesso de entidades bragantinas no Programa Promove, uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" para apoiar projetos inovadores das regiões fronteiriças. Na edição de 2018, foram apoiados cinco projetos, dois dos quais localizados no distrito de Bragança - "Natureza Virtual", da Associação Centro Ciência Viva, e "Safe: Sistema de monitorização e alerta florestal", do IPB.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, enalteceu um dos concelhos mais dinâmicos do país na captação de investimento direto estrangeiro e no volume relativo das exportações face à produção, e que se encontra atualmente em pleno emprego.

A gerir uma empresa líder do setor da distribuição farmacêutica veterinária, já com vasta experiência de internacionalização, Luís Afonso defendeu o associativismo corporativo e empresarial enquanto soluções para impulsionar a viabilidade económica das pequenas explorações, através da produção homogénea de produtos endógenos e da criação de marcas e de canais de distribuição.

O próximo Encontro BPI com Empresas terá lugar no dia 30 de maio, no distrito de Portalegre.