Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01132510

Linha FIS CRÉDITO - BPI

BPI, PME Investimentos, SPGM e Sociedades de Garantia Mútua (SGM) apoiam Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Enquadramento

A Linha FIS CRÉDITO - BPI, protocolada entre a PME Investimentos, SPGM, SGM (Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante) e o BPI, é disponibilizada através do Fundo para a Inovação Social (FIS) no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social (IPIS).

Os apoios públicos concedidos ao abrigo da Linha FIS Crédito são disponibilizados através do Fundo para a Inovação Social (FIS), com cofinanciamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (FSE).

Esta linha de crédito bonificada destina-se a apoiar entidades que sejam promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). As iniciativas a apoiar têm que estar localizadas nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

  • Montante global: 50 milhões de euros.
  • Prazo de vigência: até 24 meses após a abertura da linha, podendo este prazo ser prorrogado por períodos de 6 meses, caso a mesma não se esgote nos prazos anteriores, tendo como limite 30 de junho de 2023. 

Vantagens

  • Bonificação da taxa de juro com possibilidade de ser total;
  • Cobertura máxima de 80% por parte das SGM, com comissão integralmente bonificada;
  • Bonificação integral da comissão de garantia aplicável pela SGM.

Beneficiários

  • Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) ou Entidades da Economia Social, previstas no artigo 4.º da Lei n.º 30/2013 de 8 de maio, que sejam promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). 

Operações Elegíveis

Tipo de operações/financiamento:

  • Empréstimos de Médio e Longo Prazo 

Montante

Montante máximo de financiamento por operação: 2,5 milhões de euros (com o limite do valor das despesas associadas à IIES).

Prazo

  • Prazo máximo: até 10 anos
  • Carência de Capital: até 3 anos 

Garantias

  • Garantia autónoma à primeira solicitação prestada pela SGM destinada a garantir até 80% do capital em dívida;
  • Outras garantias exigidas pelo BPI, constituídas a par com as SGM e o FIS.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas e Institucionais ou consulte bancobpi.pt/empresas.

 Logos_Linha_FIS

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.