Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01132510

Linha FIS CRÉDITO - BPI

BPI, PME Investimentos, SPGM e Sociedades de Garantia Mútua (SGM) apoiam Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Enquadramento

A Linha FIS CRÉDITO - BPI, protocolada entre a PME Investimentos, SPGM, SGM (Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante) e o BPI, é disponibilizada através do Fundo para a Inovação Social (FIS) no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social (IPIS).

Os apoios públicos concedidos ao abrigo da Linha FIS Crédito são disponibilizados através do Fundo para a Inovação Social (FIS), com cofinanciamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (FSE).

Esta linha de crédito bonificada destina-se a apoiar entidades que sejam promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). As iniciativas a apoiar têm que estar localizadas nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

  • Montante global: 50 milhões de euros.
  • Prazo de vigência: até 24 meses após a abertura da linha, podendo este prazo ser prorrogado por períodos de 6 meses, caso a mesma não se esgote nos prazos anteriores, tendo como limite 30 de junho de 2023.

 

Vantagens

  • Bonificação da taxa de juro com possibilidade de ser total;
  • Cobertura máxima de 80% por parte das SGM, com comissão integralmente bonificada;
  • Bonificação integral da comissão de garantia aplicável pela SGM.

Beneficiários

  • Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) ou Entidades da Economia Social, previstas no artigo 4.º da Lei n.º 30/2013 de 8 de maio, que sejam promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). 

Operações Elegíveis

Tipo de operações/financiamento:

  • Empréstimos de Médio e Longo Prazo 

Montante

Montante máximo de financiamento por operação: 2,5 milhões de euros (com o limite do valor das despesas associadas à IIES).

Prazo

  • Prazo máximo: até 10 anos
  • Carência de Capital: até 3 anos 

Garantias

  • Garantia autónoma à primeira solicitação prestada pela SGM destinada a garantir até 80% do capital em dívida;
  • Outras garantias exigidas pelo BPI, constituídas a par com as SGM e o FIS.

Para mais informações, dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.

 Logos_Linha_FIS

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.

Banco BPI, SA, com sede na Rua Tenente Valadim, 284, Porto, registado como Agente de Seguros, nº 419527591 desde 21.01.2019 (registos da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt).

Autorizado a exercer atividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida com as Seguradoras BPI Vida e Pensões - Companhia de Seguros Vida, S.A., Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. e COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A. O Banco BPI, S.A. não está autorizado a celebrar contratos em nome da COSEC, Allianz ou BPI Vida e Pensões e, na sua qualidade de mediador de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura de riscos inerentes ao contrato de seguro. Toda a informação relativa aos seguros pode ser obtida junto dos Balcões e Centros de Empresa, em bancobpi.pt/empresas ou em 800 243 243 (atendimento das 7h às 00h).