Iniciativa Social Descentralizada (ISD) 2022

Partilhe    
O BPI e a Fundação ”la Caixa” disponibilizam 1,4 milhões de euros para projetos contra a pobreza e a desigualdade em todo o país.
14-03-2022
  • A Iniciativa Social Descentralizada (ISD) é promovida pela Fundação ”la Caixa” e vai apoiar em todo o território nacional projetos de instituições de carácter social com impacto local e que sejam Clientes do BPI.
  • Em 2021, a Iniciativa Social Descentralizada (ISD 2021) apoiou 188 projetos de inclusão social, numa dotação total de 1,2 milhões de euros, que ajudaram mais de 42 mil beneficiários.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 3ª edição da Iniciativa Social Descentralizada (ISD 2022) que se destina a apoiar projetos de inclusão social de âmbito local promovidos por instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, que sejam Clientes BPI, através das Redes Comerciais do Banco – Particulares, Empresas e Institucionais.

Com uma dotação de 1,4 milhões de euros, a ISD 2022 é promovida pela Fundação ”la Caixa” e conta com a colaboração de cerca de 350 unidades comerciais do BPI - balcões, e centros de empresas – que, em todos os distritos e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, podem selecionar os melhores projetos sociais locais.

Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação ”la Caixa” em Portugal, salientou o “compromisso das duas instituições em apoiar respostas de proximidade aos grandes problemas sociais do país: combater a pobreza, mitigar situações de vulnerabilidade social agravadas pela crise da pandemia, e apoiar as pessoas mais velhas que estejam em situação de grande solidão. Para a concretização destes objetivos é fundamental o conhecimento dos colaboradores do BPI na identificação dos melhores projetos de intervenção social nas respetivas regiões, dando assim o seu contributo para construirmos uma sociedade menos desigual”.

Os apoios da ISD 2022 destinam-se a projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades dos setores mais vulneráveis da sociedade: crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza; pessoas com mais de 65 anos, em especial as que vivem em situação de solidão; pessoas com deficiência; inserção laboral; saúde, doença ou incapacidade permanente; interculturalidade e coesão social.

Em 2021, a edição da Iniciativa Social Descentralizada (ISD 2021) apoiou 188 projetos sociais de âmbito local, numa dotação total de 1,2 milhões de euros, que ajudaram mais de 42 mil beneficiários.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2022, destina 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.

Mais Notícias
Ver Mais