Informação Mensal 

INFORMAÇÃO MENSAL (em substituição da nossa anterior publicação - “Mercados Financeiros”) – constitui uma análise clara, ordenada e rigorosa da situação económica portuguesa, espanhola, europeia e mundial, bem como da evolução dos mercados financeiros, com artigos especializados das questões chave da atualidade económica e financeira. Contém também previsões sobre o crescimento do PIB e inflação nas várias economias que acompanhamos, previsões de taxas de juro, taxas de câmbio e preços de matérias primas.
EDITORIAL - Viragem monetária

No início do ano, a economia mundial volta a enfrentar os efeitos de uma nova mutação da pandemia. Uma vez mais, as restrições a algumas atividades e os confinamentos ameaçam ter um impacto direto no crescimento, para além daquele que ocorre indiretamente através da deterioração das expectativas. No entanto, da mesma forma que a virulência do vírus parece ir perdendo intensidade com cada nova vaga, também os efeitos potenciais sobre a atividade vão-se reduzindo paulatinamente. A adaptação das decisões dos agentes económicos à nova realidade desenhada pelo coronavírus, a vasta cobertura fornecida pelas vacinas, o desenvolvimento de antivirais específicos para a COVID e a manutenção da potência dos instrumentos de política económica implementados na primavera de 2020 fazem pensar que, desta vez, os danos na atividade poderão ser minimizados. Além disso, embora seja necessário rever em baixa as previsões económicas para o 1T 2022, a ómicron não deverá mudar excessivamente a tendência de fundo do ciclo de negócios e faz sentido esperar um efeito de repercussão a partir da primavera.

Última Publicação Janeiro 2022 
Publicações anteriores

Para impressão da publicação na sua globalidade é disponibilizada uma versão em formato PDF.

Para visualizar as publicações em formato PDF necessita do Adobe Acrobat Reader versão 4 ou superior. Disponível para download em www.adobe.com.

Notas

A informação apresentada foi obtida de fontes consideradas fiáveis, mas a sua precisão não pode ser totalmente garantida. As recomendações destinam-se exclusivamente a uso interno. As opiniões expressas reflectem o ponto de vista dos autores e podem ser alteradas sem aviso prévio.
O BPI e os seus colaboradores poderão deter posições em qualquer activo mencionado nesta publicação. A reprodução de parte ou da totalidade destas publicações é permitida, sujeita a indicação da fonte.