Linha de Crédito Investe RAM COVID-19 - Fase III

Partilhe    

O BPI, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP RAM (IDE, IP RAM), o Banco Português de Fomento (BPF) e as Sociedades de Garantia Mútua disponibilizam a Linha de Crédito Investe RAM Covid-19 III, aplicável à generalidade das atividades económicas.

Enquadramento

A linha de Crédito Investe RAM Covid-19 III visa apoiar a tesouraria das empresas da Região Autónoma da Madeira afetadas pelo surto do novo Coronavírus (Covid-19).

A dotação global da linha é de 100 milhões de euros.

O prazo de vigência da linha é até 31 de dezembro de 2023, podendo ser suspenso ou prorrogado por indicação da Entidade Gestora da Linha (IDE, IP RAM).

Vantagens
  • Bonificação integral de juros;
  • Isenção total de comissões bancárias;
  • Bonificação integral da comissão de garantia;
  • Possibilidade de conversão do empréstimo (total ou parcialmente) em valor não reembolsável;
  • Aceder a crédito em condições protocoladas, mais vantajosas;
  • Prazo das operações até 5 anos;
  • Prazo de carência de capital até 18 meses;
  • Acessível a todos os setores económicos.
Beneficiários

Preferencialmente Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), tal como definido na Recomendação 2003/361/CE da Comissão Europeia, com certificação PME obtida através do site http://www.ideram.pt, que desenvolvam atividade constante na lista de CAE elegíveis e que cumpram cumulativamente, os requisitos de elegibilidade.

Operações Elegívies

Empréstimo a prazo fixo: operações destinadas ao financiamento das necessidades de tesouraria.

Operações Elegívies

Montante Máximo dos Financiamentos por Empresa

Tipo de empresaMontante (euros)
Microempresa30.000
Pequena empresa150.000
Média empresa300.000
Grande empresa600.000
  • Dimensão das empresas / Limite

    Microempresas: 40% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 10
    Pequenas empresas: 40% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 8
    Restantes empresas: 40% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 6

     
  • Para as empresas que recorram ao mecanismo de lay off desde março de 2020 até à data do pedido de financiamento:

    Microempresas: 20% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 10
    Pequenas empresas: 20% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 8
    Restantes empresas: 20% massa salarial1 mensal x (1+23,75%) x 6
     

1 Por massa salarial entende-se o conjunto de todos os abonos brutos, sobre os quais incide TSU (taxa social única) aferida pela última declaração, relativa ao mês anterior à data da solicitação do financiamento ao banco, de remuneração submetida no ISSM, IPRAM

 

Prazo
  • Prazo máximo: 5 anos
  • Prazo de carência máximo: 18 meses
  • Prazo de utilização máximo: 6 meses
Garantias

Garantia autónoma, à primeira solicitação, prestada pela Sociedade de Garantia Mútua (SGM) de até 80%, destinada a garantir o capital em dívida em cada momento do tempo.

O Banco poderá exigir ao Cliente outros colaterais de âmbito pessoal, devendo promover a sua constituição a pari passu a favor das SGM e da Entidade Gestora da Linha.

Condições

Bonificação da taxa de juro: a taxa de juro, constituída pelo indexante acrescido do respetivo spread, será bonificada pelo IDE, IP RAM em 100%.

Auxílio de minimis

Regime legal de auxílios

Os apoios (bonificação de juros, das comissões de garantia e a contragarantia mútua) são concedidos ao abrigo do regime comunitário de auxílios de minimis (Regulamento (UE) n.º 1407/2013, de 18 de dezembro, retificado pelo Jornal Oficial da União Europeia, (JOUE) nº 107, Série L, de 10 de abril de 2014), cabendo à Entidade Gestora da Linha assegurar a verificação, controlo e registo junto das autoridades competentes.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas e Institucionais ou consulte bancobpi.pt/empresas.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.