Negócios com Mundo

Partilhe    
Entrevista a João Pacheco Cruz.
09-07-2019

"Os nossos Clientes tiveram a oportunidade de conhecer a componente legal e as especificidades socioculturais de mercados para onde desejam expandir os seus negócios," salientou João Pacheco Cruz, 1º Responsável da Direção de Produtos e Serviços para Empresas do BPI, durante a iniciativa Negócios com Mundo, que reuniu empresários portugueses e representantes da rede internacional do Grupo CaixaBank no Médio Oriente e Norte de África, “assim como aconselhamento sobre a gestão das suas exportações e dos seus projetos internacionais.”

Porquê a iniciativa Negócios com Mundo?

João Pacheco Cruz (JPC): Estas iniciativas de colaboração entre o BPI e o CaixaBank possibilitam aos Clientes do BPI beneficiar da experiência e do conhecimento dos profissionais da rede internacional do Grupo CaixaBank, presente em cinco continentes. O CaixaBank está representado em 24 países, através de sete Sucursais - 3 em Marrocos e as restantes na Europa (Reino Unido, França, Alemanha e Polónia) - e de 18 Escritórios espalhados por todo o mundo, seja na América do Norte, seja na América do Sul, em África, na Ásia e mesmo na Oceânia (Austrália). Acrescem duas Spanish Desks em instituições financeiras de referência: no ERSTE Bank (Áustria) e INBURSA (México).

As Sucursais internacionais do CaixaBank oferecem acompanhamento, financiamento e serviços bancários a empresas com atividade nos países onde estão estabelecidas. Nos serviços disponíveis, destaco a possibilidade de as empresas poderem abrir uma conta bancária das suas filiais/sucursais presentes nesses mercados. Já os Escritórios de Representação prestam acompanhamento especializado a médias e grandes empresas com presença, ou operações comerciais, nos países onde se encontram sediados. Por fim, as Spanish Desks consistem em equipas especializadas, inseridas em dois grupos bancários, que acompanham e oferecem acesso preferencial a novas oportunidades de negócio às empresas ibéricas que pretendam desenvolver a sua atividade, preferencialmente, nos mercados austríaco e mexicano.

Através destas estruturas, o CaixaBank oferece soluções tanto a PME e microempresas em início da sua atividade de exportação, como a grandes empresas e grupos empresariais com projetos internacionais mais complexos. Daí o interesse das empresas Clientes BPI em estarem presentes nas iniciativas Negócios com Mundo.

O CaixaBank é a única entidade financeira da Europa que obteve a certificação da AENOR pelo seu serviço e aconselhamento financeiro em Banca de Empresas, Comércio Exterior e Banca Internacional.


Nesta 2ª edição da Negócios com Mundo, estiveram as representações da zona MENA – Middle East and North Africa (Marrocos, Argélia, Egito, Dubai e Turquia). Como é feita a escolha dos mercados presentes nestes eventos?

JPC: Todas estas iniciativas têm de ser preparadas com antecedência com as estruturas externas do CaixaBank, uma vez que implicam deslocações, em simultâneo, de vários dos seus representantes.
Portugal recebeu a sua 1ª edição da Negócios com Mundo em outubro, no Porto, com a participação das Sucursais internacionais do Grupo CaixaBank na Alemanha, Reino Unido, Polónia e Marrocos. Nesta 2ª edição, em Lisboa, trouxemos estes países pela posição que os Clientes da região detêm no norte de África. Temos notado um interesse crescente dos Clientes BPI nos mercados de Marrocos, Argélia, e ultimamente, Egito.

As estruturas presentes dependem da cidade onde realizamos o evento e do tipo de empresas e mercados, quer de importações, quer de exportações, acompanhados pelas equipas dos Centros de Empresas e Balcões, em conjunto com os especialistas de Trade Finance.

Os eventos podem ter vários tipos de composições – só Sucursais, só Escritórios, ou ambos, como agora em Lisboa -, dependendo do acordado entre o CaixaBank e a Banca de Empresas BPI e da disponibilidade das estruturas externas.

Iniciados em 2008, o CaixaBank chama a estes eventos Jornadas Puertas al Exterior. Em 12 anos, mais de 3.300 empresas participaram nestas jornadas, tendo sido realizadas cerca de 5.850 reuniões com especialistas internacionais do CaixaBank em 28 cidades.


Quais os setores de atividade das empresas participantes nesta edição, em Lisboa?

JPC: Recebemos Clientes BPI de setores como a construção, a metalomecânica, a indústria têxtil, as telecomunicações, o agroalimentar (vinhos).


Que oportunidades foram detetadas?

JPC: Recebemos, por exemplo, Clientes que trabalham com importadores e exportadores em Marrocos, mas quiseram ouvir o que se passa na Argélia, conhecer melhor este mercado e esclarecer dúvidas, para impulsionar a sua atividade internacional.

Apareceram negócios que até são novidade para o Banco, de importação dos Emirados Árabes Unidos. Foi muito importante para um Cliente conhecer toda a parte legal relativamente ao seu negócio e a composição desta Negócios com Mundo ofereceu essa possibilidade.

Sentimos também interesse dos Clientes que nos visitaram em começar a exportar para estes mercados, pelo que tiveram a oportunidade de conhecer a componente legal e as especificidades socioculturais de mercados para onde desejam expandir, assim como aconselhamento sobre a gestão das suas exportações e dos seus projetos internacionais. Através do conhecimento obtido nestas reuniões, irão aumentar os seus negócios e torná-los mais seguros. Estamos cá para isso.


Que produtos e serviços oferece o BPI a estes Clientes?

JPC: O BPI coloca à disposição dos seus Clientes um conjunto alargado de produtos e serviços particularmente destinados a empresas com atividade internacional, nomeadamente créditos documentários, garantias bancárias, soluções de cash management e cobertura cambial, bem como um leque de soluções COSEC. A parceria com a COSEC possibilita uma oferta de seguros de créditos variada e adaptada às necessidades das empresas, especialmente orientada para a cobertura de riscos comerciais e políticos, questão fundamental para os Clientes com transações onde o risco país é um fator relevante.

Dispomos ainda de uma equipa de especialistas em Trade Finance que, em conjunto com os Centros de Empresas e Balcões, presta um apoio dedicado aos negócios de comércio internacional realizados pelos Clientes, mediante visitas e contactos regulares, bem como através de sessões formativas aos seus colaboradores.

Finalmente, disponibilizamos aos Clientes um serviço diferenciado de agendamento de reuniões remotas com a rede internacional do CaixaBank, através do seu contacto habitual do Centro de Empresas no BPI, permitindo o acesso a uma equipa com profundo conhecimento nos mercados distribuídos por cinco continentes.