Portugal 2020: Registo de Pedido de Auxílio para projetos I&DT

Partilhe    
02-06-2022

O Acordo de Parceria do Portugal 2030 ainda se encontra em fase final de negociação.

Já se encontram publicados os Registos de Pedido de Auxílio no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - I&D empresarial (SI I&DT) e do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, que constituem uma boa solução para as Empresas que pretendam iniciar desde já os seus investimentos.

O Registo do Pedido de Auxílio marca o início do projeto de investimento e apenas pode ser utilizado pelas mesmas entidades beneficiárias que apresentarão posteriormente a candidatura a financiamento no âmbito de concursos a lançar. Este registo é efetuado através da submissão do formulário eletrónico disponível no Sistema de Informação da Rede de SI do PT2020 (PAS).

Em termos de beneficiários, o SI Inovação Produtiva apenas poderá ser utilizado por Pequenas e Médias Empresas (PME). Por outro lado, SI I&DT pode ser apresentado por Empresas com qualquer dimensão, podendo ainda ser em copromoção com entidades do Sistema de I&D.

A candidatura implicará a submissão da seguinte informação:

• Descrição dos objetivos do projeto;
• Quadro de investimentos e respetiva calendarização;
• Descrição dos novos produtos, processos ou serviços e dos respetivos work packages (apenas para I&DT).

As Empresas podem avançar para a concretização de investimentos, aproveitando as oportunidades de mercado e promovendo a realização de atividades de inovação, investigação industrial e desenvolvimento experimental, que contemplem maior capacidade de geração de valor acrescentado e reforcem a competitividade externa das PME.

Para esclarecimento de dúvidas podem ser consultadas as questões frequentes disponíveis no site do IAMPEI.

BPI. Banco para as Empresas.