Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01139528

Webinar BPI: "À conversa sobre o impacto da Covid-19 na Economia e Mercados"

7 de julho das 10h00 às 11h00

Banco BPI | Empresas | Webinar BPI

Banco BPI | Empresas | Webinar BPI

Teve lugar no dia 7 julho o primeiro evento sob o tema "À conversa sobre o impacto da Covid-19 na Economia e Mercados".

  • No âmbito de um ciclo de webinars "À conversa sobre" que o BPI está a realizar para os seus Clientes, teve lugar o primeiro evento sob o tema "À conversa sobre o impacto da Covid-19 na Economia e Mercados".
  • A iniciativa "À conversa sobre…", arrancou este ano em formato webinar, para reforçar a proximidade do BPI às empresas e instituições.

O BPI reuniu um grupo alargado de Clientes das maiores empresas nacionais, num total de mais de 60 participantes, contando com três intervenções que se basearam na apresentação dos impactos da pandemia Covid-19 na Economia e nos Mercados Financeiros.

Pedro Barreto, administrador do BPI e responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, abriu o webinar, congratulando-se com a excelente adesão à iniciativa e destacando a vantagem do BPI estar agora integrado num dos 10 maiores grupos financeiros da Europa, o CaixaBank. "Acionista do BPI há 24 anos e que em 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco, a entrada no Grupo CaixaBank permitiu "acelerar o BPI", mantendo os valores corporativos que, desde a fundação, nortearam a atividade do Banco, nomeadamente a qualidade, confiança e compromisso social", afirmou Pedro Barreto.

Paula Gonçalves Carvalho, Economista Chefe do Banco e responsável pela Unidade Estudos Económicos e Financeiros, apresentou o impacto da Covid-19 na Economia Portuguesa e inclui um enquadramento económico sobre o impacto da pandemia nos diferentes países e sectores, assim como a forte queda do consumo durante o confinamento e alguma recuperação nos meses de maio e junho. Realçou também a reação dos governos individualmente e no âmbito da União Europeia, bem como dos Bancos Centrais, para que o impacto na economia seja suavizado e a recuperação seja rápida e saudável. "A Covid-19 veio afetar todas as economias e trata-se de um choque fortíssimo e inesperado. Numa fase de recuperação, assim que se vislumbrar uma solução mais certa para a crise sanitária, será determinante, por um lado, a velocidade de retoma económica e, por outro, a facilidade com que os governos colocarão de novo as contas públicas numa trajetória de consolidação."

Carlos Alves Oliveira, responsável pela Equipa de Derivados do BPI, falou sobre o impacto da Covid-19 nas Taxas de Juro, quer em Portugal, quer nas principais economias mundiais. Na sua apresentação destacou a grande diferença de comportamento das taxas de juro na economia nacional na atual crise e na crise anterior. Numa visão gráfica mostrou como as intervenções do BCE e da EU influenciaram decisivamente e positivamente o comportamento das taxas de juro após o início da pandemia.

Zélia Maria Menezes, responsável pela Equipa de Cambiais do BPI, mostrou como a evolução das principais moedas foram afetadas nesta crise global e as medidas rapidamente implementadas pelos Bancos Centrais para manterem a regular cotação das suas moedas. Destacou a concertação e colaboração na disponibilização de liquidez ao sistema financeiro nacional e internacional. Por último, apresentou as previsões das taxas de câmbio das principais moedas e as últimas estimativas de crescimento do FMI.

Maria do Carmo Oliveira, responsável pelo CIB (Corporate and Investment Banking) que integra os maiores grupos empresariais nacionais, coordenou a apresentação das questões colocadas pelos participantes e fez o encerramento do evento, destacando a preocupação que o BPI tem em manter-se ativo no apoio dos seus clientes, especialmente em momentos difíceis como este.

O ciclo de webinars temáticos que o BPI está a dinamizar ocorrerá de forma periódica, incidindo sobre os temas mais estratégicos e prioritários do Banco: Agricultura, Turismo, Comércio Internacional, Soluções de Financiamento e Linhas de Apoio.