Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01132351

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Rural

750 mil euros para apoiar as populações em meios rurais mais afetadas pela crise da Covid-19.

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Rural | Banco BPI

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI

750 mil euros para apoiar as populações em meios rurais mais afetadas pela crise da Covid-19.

  • Abertas as candidaturas à 2ª edição do Prémio Rural que se prolongam até 22 de junho para apoiar projetos de ação social destinados às populações em meios rurais, especialmente as afetadas pela crise da Covid-19.
  • A iniciativa vai apoiar entidades sociais a atuar em áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.
  • Em 2020, os cinco Prémios BPI "la Caixa" vão atribuir um total de 3,75 milhões de euros,  reforçando o compromisso do BPI e da Fundação "la Caixa" com grupos mais vulneráveis da sociedade.

Estão abertas as candidaturas à 2ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Rural. O BPI e a Fundação "la Caixa" vão atribuir 750 mil euros para apoiar projetos de ação social em zonas rurais e em diferentes áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.

Na edição deste ano, o Prémio Rural vai prestar particular atenção a respostas concretas para acompanhar as pessoas afetadas pelo contexto do coronavírus, tendo ajustado os critérios de avaliação aos desafios desta nova realidade.

O Prémio Rural vai apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, a executar nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e em todas as freguesias de Portugal continental, qualificadas como zonas rurais pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020). Os projetos desenvolvidos em parceria com outra entidade, serão mais valorizados e podem concorrer a um valor superior. Em paralelo, será também dada uma atenção particular a projetos que enfoquem a humanização da saúde, em especial que promovam o apoio a cuidados paliativos, sendo esta uma das prioridades da ação da Fundação "la Caixa" em Portugal.

As instituições podem candidatar-se até 22 de junho em bancobpi.pt ou em fundacaolacaixa.pt

O BPI e a Fundação "la Caixa" também anunciaram recentemente que decidiram alargar os prazos de candidatura aos Prémios Capacitar e Seniores, para apoiar novas iniciativas de acompanhamento às pessoas mais afetadas pela crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Os prazos das candidaturas foram alterados para o seguinte calendário:

  • Prémio BPI "la Caixa" Seniores - Pessoas com mais de 65 anos - Candidaturas de 17 de março a 11 de maio
  • Prémio BPI "la Caixa" Capacitar - Pessoas com deficiência - Candidaturas de 16 de abril a 08 de junho

Cinco Prémios BPI "la Caixa" 2020 vão distribuir 3,75 milhões de euros

Os Prémios BPI "la Caixa" 2020 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI "la Caixa", no valor de 3,75 milhões de euros,  reforçando o compromisso do BPI e da Fundação "la Caixa" com as entidades sociais e os grupos mais vulneráveis aos desafios colocados pela atual crise pandémica.

Cada um dos cinco prémios – Infância, Solidário, Seniores, Capacitar, Rural - vai atribuir 750 mil euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Nos últimos dez anos, em 23 edições concluídas, estes prémios entregaram mais de 15 M.€ para a implementação de 508 projetos de inclusão social em Portugal. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 120.000 portugueses.

460x260_tabelapremiorural
Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são promovidos pela Fundação "la Caixa", entidade que desde 2018 impulsiona iniciativas de carácter social, científico e cultural.

O BPI e a Fundação "la Caixa" desenvolveram diversas iniciativas para dar resposta às necessidades criadas pela crise da Covid-19. Salienta-se a distribuição de tablets a equipas hospitalares de cuidados paliativos para facilitar a comunicação entre doentes com Covid-19 ou com outras doenças em fase avançada e as suas famílias; o apoio ao projeto de produção em massa de um ventilador pulmonar português; o lançamento do Concurso CaixaImpulse para apoiar projetos de inovação ligados à Covid-19 e o apoio a uma plataforma digital destinada às artes e cultura.

Em 2019, o BPI e a Fundação "la Caixa" contribuíram com um total de mais de 20 milhões de euros para apoiar as áreas da Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.