Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01125508

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Solidário

750 mil euros destinados a apoiar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Solidário | Banco BPI

Abertas as candidaturas ao Prémio BPI

750 mil euros destinados a apoiar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

  • O BPI e a Fundação "la Caixa" lançam a 5ª edição do Prémio Solidário que, desde 2016, já atribuiu 2,9 milhões de euros a 77 projetos.
  • As entidades sociais podem apresentar projetos para apoiar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

 O BPI e a Fundação la Caixa" acabam de lançar a 5ª edição do Prémio Solidário, que visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas.

O valor do Prémio Solidário é de 750 mil euros e podem candidatar-se, até 16 de março, todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem projetos sustentáveis e inovadores nesta área.

O BPI e a Fundação "la Caixa" consideram que a falta de recursos para suprir as necessidades básicas acentua as desigualdades no acesso ao trabalho, à justiça, à educação, à cultura e à saúde. Os apoios concedidos ao sector social podem constituir um contributo relevante para ajudar pessoas a sair da situação de pobreza e a conquistar a sua autonomia financeira.

Segundo os dados do INE referentes a 2018, embora a taxa de risco de pobreza em Portugal tenha estabilizado ou descido em alguns grupos, uma em cada três famílias monoparentais (33,9%) estava em risco de pobreza – um crescimento de 5.6 pontos percentuais face ao ano anterior.

Neste contexto, serão apoiados projetos que apresentem respostas sociais nas seguintes áreas de atuação:

Transição de jovens para a vida adulta – apoiar no percurso académico, na entrada no mundo laboral e na autonomização de jovens não acompanhados;

Reinserção de adultos na vida ativa – apoiar especialmente famílias monoparentais com crianças a cargo, vítimas de violência, desemprego de longa duração e pessoas em fim de programas de reabilitação;

Necessidades básicas – promover ações que assegurem a alimentação, higiene, humanização da saúde e habitação definitiva ou transitória.

Os projetos desenvolvidos em parceria com outra entidade, serão mais valorizados e podem concorrer a um valor superior.

Desde 2016, o Prémio Solidário já distinguiu 77 projetos em todo o país, com um donativo total de 2,9 milhões de euros e recebeu um total de 1009 candidaturas.

460x240Solidario2020

Cinco Prémios BPI "la Caixa" 2020 vão distribuir 3,75 milhões de euros

Os Prémios BPI "la Caixa" 2020 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI "la Caixa", no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Cada um dos cinco prémios – Infância, Solidário, Seniores, Capacitar, Rural - vai atribuir 750 mil euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Nos últimos dez anos, em 23 edições concluídas, estes prémios entregaram mais de 15 M.€ para a implementação de 508 projetos de inclusão social em Portugal. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 120.000 portugueses.

460x98_solidario2020tabela

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação "la Caixa". As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Em 2019, o BPI e a Fundação "la Caixa" contribuíram com um total de mais de 20 milhões de euros para apoiar as áreas da Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.