Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01098671

Abertas as candidaturas para a 1ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Rural

750 mil euros para apoiar projetos de ações sociais em meios rurais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Abertas as candidaturas para a 1ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Rural | Banco BPI

Abertas as candidaturas para a 1ª edição do Prémio BPI

750 mil euros para apoiar projetos de ações sociais em meios rurais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

  • O Prémio destina-se a apoiar projetos de ação social em meios rurais em áreas como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.
  • Em 2019, o BPI e a Fundação "la Caixa" vão atribuir um total de 3,75 milhões de euros a projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situações de vulnerabilidade social.

Estão abertas as candidaturas à 1ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Rural, um novo prémio que visa apoiar projetos de ação social em zonas rurais em diferentes áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde. Em concreto, serão abrangidas todas as freguesias de Portugal continental consideradas como territórios rurais pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e ainda todas as freguesias das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O Prémio Rural é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e vai atribuir 750 mil euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, a executar em território nacional. As instituições podem candidatar-se até 25 de junho em bancobpi.pt ou em fundacaolacaixa.pt.

Pretende-se que os projetos assegurem respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias:

  • Envelhecimento - promoção da vida ativa e da autonomia pessoal, respostas ao isolamento e o apoio às famílias;
  • Incapacidade - promoção da autonomia pessoal, desenvolvimento centrado na pessoa, apoio às famílias e promoção da ocupação inclusiva;
  • Pobreza e exclusão social - desenvolvimento social e educacional de crianças e adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Integração laboral - promover o trabalho em rede, o autoemprego, o empreendedorismo, a sensibilização de empresas e a capacitação profissional orientada e com acompanhamento;
  • Interculturalidade e coesão social - integração de imigrantes e refugiados e a participação cívica na gestão do bem comum;
  • Saúde – assegurar as necessidades básicas de alimentação e higiene e garantir a humanização da saúde.

Prémios BPI "la Caixa" 2019 vão distribuir 3,75 milhões de euros

Os Prémios BPI "la Caixa" 2019 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI "la Caixa", no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação "la Caixa". As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Calendário dos Prémios BPI "la Caixa" 2019

Infância – Crianças e adolescentes– Candidaturas encerradas a 04 de março
Solidário – Jovens e adultos – Candidaturas encerradas a 01 de abril
Seniores – Pessoas com mais de 65 anos – Candidaturas encerradas a 29 de abril
Capacitar – Pessoas com deficiência – Candidaturas encerradas a 27 de maio
Rural – Ações sociais de âmbito rural – Candidaturas de 28 de maio a 25 de junho