Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01146282

DayOne Open Innovation Program

O BPI, através do Grupo CaixaBank, lança o programa de inovação "DayOne Open Innovation Program" para desenvolver projetos empresariais em conjunto com "start-ups"

O BPI, através do Grupo CaixaBank, lança o programa de inovação “DayOne Open Innovation Program” para desenvolver projetos empresariais em conjunto com “start-ups”

O BPI, através do Grupo CaixaBank, lança o programa de inovação “DayOne Open Innovation Program” para desenvolver projetos empresariais em conjunto com “start-ups”

A iniciativa é dirigida às 993 empresas de Portugal e Espanha que participaram na última edição dos Prémios EmpreendedorXXI.

  • A iniciativa é dirigida às 993 empresas de Portugal e Espanha que participaram na última edição dos Prémios EmpreendedorXXI.
     
  • Durante um período de três a seis meses, os projetos selecionados vão trabalhar com equipas do AgroBank, MicroBank, CaixaBank Payments & Consumer e CaixaBank Sénior (áreas do Grupo CaixaBank) para planear uma solução que dê resposta aos desafios lançados por cada uma destas áreas.
     

O BPI, através do Grupo CaixaBank, lançou um novo programa de inovação para apoiar as start-ups, chamado DayOne Open Innovation Program. O objetivo desta iniciativa é aproximar o ecossistema empresarial das diferentes áreas de negócio da instituição e desenvolver conjuntamente projetos inovadores que respondam às novas necessidades da sociedade e aos atuais desafios.

O projeto destina-se às 993 empresas em Portugal e Espanha que participaram na última edição dos Prémios EmpreendedorXXI. Em Portugal, concorreram 139 start-ups, 75 na região Norte e Centro e 64 na região Sul e Ilhas. As start-ups interessadas têm até 15 de setembro para se registar e planear a solução ou projeto que propõem para responder a um dos desafios colocados pela instituição.

Os diferentes desafios e linhas de potencial colaboração aos quais as empresas devem responder são:

Sector Impact: empresas que ajudam a reforçar e melhorar o impacto social do MicroBank ou que podem ajudar a prestar um serviço ou atividade que é realizada com pessoas em risco ou em situação de exclusão social.

Sénior: start-ups que oferecem produtos e serviços de valor acrescentado que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas ou empresas que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras para o segmento sénior.

Mobility: empresas que produzam ou comercializem soluções inovadoras de veículos elétricos (motociclos, scooters, bicicletas...) para uma mobilidade sustentável nas cidades.

Agro Food: empresas que ofereçam soluções tecnológicas destinadas a facilitar a transformação digital e a implementar soluções inovadoras no sector agroalimentar.

Um júri, composto por representantes de diferentes áreas do Grupo CaixaBank, decidirá sobre a solução que melhor se adapta a cada desafio colocado. As empresas selecionadas vão trabalhar durante um período de três a seis meses com as equipas do AgroBank (setor agrícola e alimentar), MicroBank (banco social do CaixaBank), CaixaBank Payments & Consumer (meios de pagamento e financiamento ao consumidor) e CaixaBank Sénior (produtos e serviços financeiros para os idosos), algumas das áreas do Grupo CaixaBank que têm apoiado os Prémios EmpreendedorXXI.




 

Cenário de colaboração no desenvolvimento da inovação

Esta iniciativa faz parte do compromisso do Grupo CaixaBank com um cenário de colaboração com start-ups e fintech no desenvolvimento da inovação. Esta colaboração permite melhorar a agilidade e a eficiência na inovação, acelerar o tempo desde a emergência de uma ideia até à comercialização do novo produto ou serviço e permite identificar talentos.

Por sua vez, para as start-ups, a colaboração com empresas como o CaixaBank permite-lhes aumentar rapidamente a sua escala. Esta colaboração dá-lhes a oportunidade de ter à sua disposição uma multiplicidade de recursos valiosos, tais como a abordagem de uma importante carteira de clientes, ter um grande canal de distribuição, melhorar o posicionamento da sua marca e ganhar visibilidade. O Grupo CaixaBank promove iniciativas de cocriação com start-ups e fintechs para encorajar a inovação partilhada, de que são exemplos zone2boost e start4big.

Prémios EmpreendedorXXI: 13 anos de experiência, prémios de referência

Este novo programa junta-se à iniciativa Investors Day, que também foi lançado pela primeira vez este ano pela entidade para colocar as mais de 30 start-ups vencedoras da última edição dos Prémios EmpreendedorXXI em contacto com os principais investidores e empresas interessadas em colaborar com o ecossistema empresarial.

Através do DayOne, divisão especializada em empresas de tecnologia e inovação e seus investidores, o Grupo CaixaBank promove os Prémios EmpreendedorXXI para premiar as empresas mais inovadoras com maior potencial de crescimento em Portugal e Espanha, que este ano atingiram a sua 13ª edição.

Ao longo da sua história, cerca de 7.000 empresas recém-criadas participaram nestas convocatórias e, a cada ano, mais de 400 empresários, investidores e representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo têm colaborado como membros de diversos comités e júris. Estes números confirmam estes prémios como uma distinção consagrada no território e permitem-nos obter uma amostra relevante de start-ups portuguesas e espanholas nos primeiros anos de lançamento.