Temas em destaque

12 de Dezembro de 2018
Nota breve 12.12.2018
  • O BCE formalizará o fim das compras líquidas de ativos que foi anunciado em junho. No entanto, perante os últimos indicadores de atividade um pouco dececionantes e um ambiente externo menos favorável, o BCE provavelmente reconhecerá que os riscos descendentes aumentaram nos últimos meses.
  • Assim, esperamos que Draghi enfatize a intenção de manter as taxas inalteradas pelo menos até o verão de 2019, sem dar detalhes sobre quando poderia ocorrer o primeiro aumento ou a que velocidade (uma incerteza que permite manter o roteiro de acordo com os riscos, existindo flexibilidade para aumentar as taxas mais tarde e/ou mais lentamente se os riscos descendentes se materializarem).
  • Além disso, o BCE irá reiterar que continuará a estar presente nos mercados por um longo período de tempo, através do reinvestimento dos ativos no balanço que se forem vencendo. Nesse sentido, as compras acumuladas nos últimos anos levaram a um aumento do balanço para um patamar suficientemente elevado, sendo necessário a gestão da sua dimensão (através de reinvestimentos) que permita conservar as condições financeiras em terreno acomodatício.