Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01152694

nota breve 23.10.2020

Mercados financeiros · O BCE entra em alerta no final do ano

Mercados financeiros · O BCE entra em alerta no final do ano - 23.10.2020

Mercados financeiros · O BCE entra em alerta no final do ano - 23.10.2020

Mercados financeiros · O BCE entra em alerta no final do ano

  • Não esperamos muitos novos desenvolvimentos na próxima reunião do BCE (não haverá ajustamentos nos instrumentos de política monetária), mas acreditamos que o BCE abrirá o caminho para o anúncio de novas medidas acomodatícias na reunião de dezembro.
  • A razão é que o cenário económico continua a ser muito exigente e, como mostram os indicadores no anexo, tanto a inflação observada como as suas expectativas a médio prazo enfraqueceram significativamente. Assim, embora o BCE esteja bem ancorado num ambiente acomodatício e os seus membros digam que as atuais restrições de mobilidade estão de acordo com as previsões do BCE, muito provavelmente terá de tomar novas medidas para prolongar ainda mais este ambiente acomodatício.
  • A este respeito, a reunião da próxima semana será importante para esclarecer se estas novas medidas possíveis tomarão a forma de compras extraordinárias de ativos (extensão do programa PEPP), compras mais comuns (extensão do programa PPP) ou outros instrumentos (por exemplo, extensão das condições favoráveis dos últimos TLTROs).