Bom Governo
O Banco BPI respeita os princípios e regras de corporate governance e controlo interno genericamente aceites como constituindo o corpo das regras de bom governo, ou seja, para além do que tem por fonte a lei, os que são consagrados por recomendações das autoridades (Orientações sobre governo interno da EBA - European Banking Authority, EBA/GL/2017/11), seja os que são consagrados por instrumentos recomendatórios de outra fonte, como o Código de Governo do IPCG-Instituto Português de Corporate Governance.
Ambiente
Apesar de a sua atividade principal de comercialização de produtos e serviços bancários ser de reduzido impacto ambiental, o Banco BPI tem consciência da sua responsabilidade no domínio ambiental, que reside na gestão dos recursos necessários para manter o funcionamento das suas infraestruturas e na análise dos potenciais riscos ambientais e sociais associados ao financiamento de projetos.
O Banco BPI reconhece que a sua atividade deve ser prosseguida de forma ambientalmente sustentável, respeitando a sociedade, o meio ambiente e os recursos disponíveis. Para o efeito, e tal como previsto no Código Ético e Princípios de Atuação do Banco BPI, adota políticas internas conducentes a uma utilização racional, eficiente e sustentada dos recursos, nomeadamente, no que se refere ao consumo de papel, água, energia e à reciclagem dos excedentes e desperdícios.
Nesse quadro, o Banco tem vindo a implementar diversas iniciativas destinadas a permitir uma redução no consumo de energia e no consumo de papel, que, para cada exercício, se encontram descritas nas respetivas demonstrações não financeiras. Este compromisso é extensível a todos os seus Colaboradores e é também uma preocupação presente na seleção dos seus Parceiros e Prestadores de Serviços, tendo vindo a aumentar a percentagem do volume de compras do Banco que é representada por Fornecedores com Certificado ISO14001. A tudo isto acresce a preocupação do Banco BPI em dispor, na sua oferta, de produtos e serviços de linhas de crédito que promovem a eficiência energética e em apoiar vários projetos de investimento em energias renováveis.
Social
O Banco BPI tem em vigor uma política de direitos humanos através da qual afirma o seu compromisso e preocupação com o respeito dos instrumentos internacionais vigentes nesta matéria. O Banco BPI prossegue uma política de respeito escrupuloso pelo aplicável em matéria laboral.
Paralelamente, o Banco BPI interpreta a sua responsabilidade social como o conjunto de deveres da Instituição em relação à comunidade em que está integrada e aos grupos de interesses específicos que dependem da sua atividade: Clientes, Acionista, Colaboradores e Investidores.
O exercício dessa responsabilidade social faz-se em múltiplas dimensões, nomeadamente, no que respeita à promoção da qualidade do serviço por si prestado, política de valorização dos recursos humanos, inserção do Banco na vida da comunidade e apoio às suas iniciativas de solidariedade social, cultura, educação, ciência, saúde, investigação e empreendedorismo. As iniciativas que o Banco BPI desenvolve em cada ano nestes domínios encontram-se descritas nas demonstrações não financeiras do Banco.