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Modelo de Negócio do BPI

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal.

O BPI faz parte do Grupo CaixaBank (que detém detém 100% do capital social do BPI) e é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de ativos (30 m.M.€), com quotas de mercado de 9.4% em crédito e de 9.8% em depósitos de Clientes.

O Banco BPI é a principal unidade de negócio e é responsável pelo desenvolvimento da atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O Banco BPI oferece, através da sua rede de distribuição, fundos de investimento, seguros de capitalização e fundos de pensões. Na atividade de seguros o BPI tem uma joint-venture com a Allianz, firmada numa participação do BPI no capital da Allianz Portugal (35%) e num acordo de distribuição de seguros através da rede comercial do Banco. O BPI possui equipas que prestam serviços nas áreas de corporate finance e ações, de modo integrado com o Caixabank. 

O BPI também detém participações minoritárias em bancos africanos (48.1% do BFA em Angola e 35.67% do BCI em Moçambique).

Principais entidades do BPI

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1 Sociedades registadas pelo método de equivalência patrimonial.
2 Em parceria com a Allianz, detentora de 65% do capital.
3 Em parceria com a Euler Hermes, entidade do Grupo Allianz.
4 Em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (que detém 61.51% do capital).

 

O BPI serve 2 milhões de Clientes no mercado doméstico, atingindo uma taxa de penetração no segmento de Clientes particulares de 13.7% e quotas de mercado relevantes nos vários produtos e serviços que oferece. 

O modelo de negócio assenta na disponibilização de um oferta completa de produtos e serviços financeiros, estruturada de forma a responder às necessidades específicas de cada segmento – Particulares, Empresas e Setor Público e Sector Empresarial do Estado – através de uma rede de distribuição especializada, multicanal e totalmente integrada.

A rede física de distribuição conta com 505 unidades comerciais, correspondendo a 431 balcões de retalho, 39 centros de investimento, balcões especializados e estruturas dedicadas aos Clientes empresarias e institucionais, que compreendem 31 centros de empresas e institucionais, um centro de project finance e 3 centros de Corporate and Investment Banking. 

A rede física articula-se com os canais virtuais, que incluem os serviços de homebanking (BPI Net e BPI Net empresas), banca telefónica (BPI Directo) e as aplicações móveis (Apps BPI). 

O negócio do Banco BPI organiza-se em torno de dois segmentos principais: Particulares, Empresários e Negócios, Empresas e Institucionais: 

  • Particulares, Empresários e Negócios

A Banca de Particulares, Negócios e Premier é responsável pela ação comercial com Clientes particulares, empresários e empresas com um volume de negócios até 5 M.€. Conta para o efeito com a rede física de balcões de retalho e virtual – homebanking e banca telefónica e aplicações móveis – que está vocacionada para os Clientes de massa e empresários e negócios e com os centros de investimento, que constitui uma rede especializada para servir os Clientes de elevado património ou com potencial de acumulação financeira.

O Private Banking do BPI, constituído por uma equipa de profissionais especializados em Portugal e inclui ainda uma subsidiária na Suíça detida a 100% – a BPI Suisse –, presta serviços especializados de gestão discricionária e aconselhamento financeiro a Clientes particulares com elevado património.

  • Empresas e Institucionais

A Banca de Empresas e Institucionais serve, através de uma rede especializada, as grandes e médias empresas com um volume de negócio superior a 2 M.€, operando em paralelo com a Banca de Particulares, Negócios e Premier no segmento até 5 M.€, e engloba ainda o relacionamento com organismos do Setor Público e setor empresarial do Estado.

A área de Project Finance presta serviços de consultoria financeira e organização, montagem e participação em financiamentos de grandes projetos de elevada complexidade, incluindo projetos em parceria público-privada, com particular enfoque na área de infra-estruturas.

O Corporate and Investment Banking foi criado em 2017 e destina-se a acompanhar, numa lógica ibérica, os maiores grupos empresariais nacionais e as filiais das maiores empresas Espanholas.
 

Segmentação de Clientes e de rede de distribuição em Portugal

Segmentação de Clientes e de rede de distribuição em Portugal

  • Volume de negócios, m.M.€

HNWI = Particulares de elevado património (High Net Worth Individuals).
CIB = Corporate and Investment Banking.
SEE = Setor Empresarial do Estado.

Volume de negócios = crédito bruto + garantias + recursos totais de Clientes (no balanço e fora do balanço). No caso do Private Banking, corresponde à carteira de gestão discricionária e
aconselhamento, participações estáveis sob custódia e carteira de crédito e garantias.