Com os objetivos de melhorar e ampliar, a médio e longo prazo, a oferta comercial aos Clientes do BPI, criar sinergias com o grupo CaixaBank e concentrar o BPI na atividade bancária ‘core’, e na sequência de acordos assinados e anunciados ainda em 2017, foram alienados um conjunto de subsidiárias e negócios ao CaixaBank: as subsidiárias BPI Vida e Pensões (ainda em 2017), BPI Gestão de Activos e BPI Global Investment Fund; os negócios de acquiring e de cartões e a atividade de banca de investimento (ações e corporate finance).
No âmbito desta reorganização de negócios dentro do Grupo Caixabank, o BPI continua a disponibilizar aos seus Clientes a oferta destes produtos e serviços e a assegurar o relacionamento com os Clientes, atuando na qualidade de agente:
- Soluções de investimento e poupança – fundos de investimento, seguros de capitalização e fundos de pensões – fornecidos pela BPI Vida, BPI Gestão de Activos e BPI Global Investment Fund, empresas que foram vendidas às empresas do Grupo Caixabank (VidaCaixa e CaixaBank Asset Management).
- Soluções de acquiring / Terminais de Pagamento Automático (TPA) que passaram a ser fornecidos pela Comercia Global Payments. A Comercia Global Payments é líder no mercado espanhol de serviços de pagamento automático, sendo detida pelo CaixaBank e pela Global Payments.
- Cartões de débito e de crédito que passaram a ser emitidos e geridos pela empresa Caixabank Payments.
- Atividades de corretagem, research e corporate finance – anteriormente exercidas através do Banco de Investimento, detido a 100% pelo Banco BPI, passaram a estar centralizadas na Sucursal do CaixaBank em Portugal, cuja atividade se iniciou em janeiro de 2019.
O BPI serve 1.93 milhões de Clientes no mercado doméstico, com quotas de mercado relevantes nos vários produtos e serviços que oferece.
O modelo de negócio assenta na disponibilização de uma oferta completa de produtos e serviços financeiros, estruturada de forma a responder às necessidades específicas de cada segmento – Particulares, Empresas e Sector Público e Sector Empresarial do Estado – através de uma rede de distribuição especializada, multicanal e totalmente integrada.
A rede física de distribuição conta com 495 unidades comerciais, correspondendo a 421 balcões de retalho, 1 balcão móvel, 39 centros Premier, balcões especializados e estruturas dedicadas aos Clientes empresarias e institucionais, que compreendem 31 centros de empresas e institucionais e 3 centros de Corporate and Investment Banking.
A rede física articula-se com os canais virtuais, que incluem os serviços de homebanking (BPI Net e BPI Net empresas), banca telefónica (BPI Directo) e as aplicações móveis (Apps BPI), assegurando assim a prestação de serviços e produtos bancários a todos os Clientes.
O negócio do Banco BPI organiza-se em torno de dois segmentos principais:
A Banca de Particulares, Negócios e Premier é responsável pela ação comercial com Clientes particulares, empresários e empresas com um volume de negócios até 5 M.€. A rede física de balcões está direcionada para os Clientes de massa, empresários e negócios. Para os Clientes “afluente” – Clientes de elevado património ou com potencial de acumulação financeira –, o BPI conta com uma rede de assessores financeiros, localizados nos Centros Premier e em balcões de retalho específicos, vocacionada para prestar um serviço especializado de assessoria financeira.
O Private Banking do BPI, constituído por uma equipa de profissionais especializados em Portugal e inclui ainda uma subsidiária na Suíça detida a 100% – a BPI Suisse –, presta serviços especializados de gestão discricionária e aconselhamento financeiro a Clientes particulares com elevado património.
- Empresas e Institucionais
A Banca de Empresas e Institucionais serve, através de uma rede especializada, as grandes e médias empresas com um volume de negócio superior a 2 M.€, operando em paralelo com a Banca de Particulares, Negócios e Premier no segmento até 5 M.€. Esta rede é também direcionada para Clientes institucionais, nomeadamente entidades do Sector Público, Empresas Públicas e Municipais, Sector Empresarial do Estado, ou outras entidades institucionais com um volume de negócios superior a 2 M.€ ou com responsabilidades no BPI superiores a € 500 mil.
O Corporate and Investment Banking gere o relacionamento com os maiores grupos empresariais nacionais, companhias de seguros e subsidiárias das maiores empresas espanholas, assegurando uma lógica Ibérica com o objetivo de proporcionar um melhor serviço.