Modelo de Negócio do BPI

Principais entidades do BPI

720x350_Principais_Entidades_BPI_jun18

1 Sociedades registadas pelo método de equivalência patrimonial.
2 Em parceria com a Allianz, detentora de 65% do capital.
3 Em parceria com a Euler Hermes, entidade do Grupo Allianz, detentora de 50% do capital.
4 No final de 2018, o BPI alterou a classificação contabilística da participação financeira no BFA, que deixa de ser considerada “empresa associada”, consolidada por
equivalência patrimonial, e passa a ser classificada como um investimento financeiro, em “ações ao justo valor por outro rendimento integral”.
5 Em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (que detém 61.51% do capital).
6 Na sequência do acordo de venda das atividades de banca de investimento – ações e corporate finance – do BPI ao CaixaBank, anunciado em novembro de 2017, foi criada em Portugal uma Sucursal do CaixaBank para onde foram transferidos aqueles negócios de banca de investimento, ativos e Colaboradores afetos. A Sucursal do CaixaBank em Portugal iniciou a sua atividade a 7 de janeiro de 2019. Em paralelo, está em curso o processo de fusão por incorporação do Banco Português de Investimento no Banco BPI. 

Segmentação de Clientes e de rede de distribuição em Portugal

720x801_Rede_distribuicao em Portugal

  • Volume de negócios, m.M.€

HNWI = Particulares de elevado património (High Net Worth Individuals).
CIB = Corporate and Investment Banking.
SEE = Setor Empresarial do Estado.

Volume de negócios = crédito bruto + garantias + recursos totais de Clientes (no balanço e fora do balanço). No caso do Private Banking, corresponde à carteira de gestão discricionária e aconselhamento, participações estáveis sob custódia e carteira de crédito e garantias.