Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01106455

Moody’s sobe avaliação individual da solidez financeira do BPI para nível de investimento

BPI com a melhor avaliação individual da Banca portuguesa.

Moody’s sobe avaliação individual da solidez financeira do BPI para nível de investimento | Banco BPI

Moody’s sobe avaliação individual da solidez financeira do BPI para nível de investimento | Banco BPI

BPI com a melhor avaliação individual da Banca portuguesa

  • A avaliação individual da solidez financeira ("Baseline Credit Assessment", BCA) do BPI subiu um nível, de ba1 para baa3, alcançando a classificação de grau de investimento ("investment grade").
  • A Moody’s sublinha o reforço dos níveis de capital do BPI, o baixo nível de ativos problemáticos, significativamente mais baixos que a média do setor em Portugal, e a melhoria dos níveis de rentabilidade doméstica.


O BPI informa que a agência de rating Moody’s reviu em alta a avaliação individual da solidez financeira ("Baseline Credit Assessment-BCA") do Banco em um nível, de ba1 para baa3, alcançando a classificação de grau de investimento ("investment grade").

Depois desta revisão em alta, o BPI continua a ter a melhor avaliação individual BCA do sistema financeiro em Portugal, agora com classificação de grau de investimento.

O BCA avalia a solidez financeira intrínseca do Banco, na ausência de qualquer apoio externo extraordinário. Na sua nota, a Moody’s justifica a avaliação positiva do BPI com o reforço dos níveis de capital, o baixo nível de ativos problemáticos, significativamente inferiores à média do setor em Portugal, e a melhoria dos níveis de rentabilidade na atividade doméstica do Banco.

A agência de rating reafirmou as restantes notações de rating atribuídas ao Banco BPI, nomeadamente o rating Baa1 dos depósitos de longo prazo do Banco, com perspetiva de evolução ("Outlook") Estável.