Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01131118

Prémios BPI "la Caixa" apoiam os grupos mais vulneráveis da sociedade afetados pela crise da Covid-19

Alargados os prazos de candidatura dos Prémios Seniores, Capacitar e Rural.

Prémios BPI "la Caixa" apoiam os grupos mais vulneráveis da sociedade afetados pela crise da Covid-19 | Banco BPI

Prémios BPI

Alargados os prazos de candidatura dos Prémios Seniores, Capacitar e Rural.

  • Alargados os prazos de candidatura dos Prémios Seniores, Capacitar e Rural para permitir apoiar iniciativas de apoio às comunidades mais afetadas pela crise da Covid-19.
  • No total, estes três prémios vão distribuir 2,25 milhões de euros, reforçando o compromisso do BPI e da Fundação "la Caixa" com as entidades sociais e os grupos mais vulneráveis aos desafios colocados pela atual crise pandémica.
  • Em 2019, os cinco Prémios BPI "la Caixa" atribuíram um total de 3,75 milhões de euros a projetos sociais. 

O BPI e a Fundação "la Caixa", para facilitarem as candidaturas das entidades sociais aos Prémios BPI "la Caixa", decidiram alargar os prazos de candidatura aos Prémios Capacitar, Seniores e Rural para apoiar novas iniciativas de acompanhamento às pessoas mais afetadas pela crise provocada pela pandemia do coronavírus. Em conjunto, estes três prémios contam com uma dotação global de 2,25 milhões de euros.

Esta decisão reforça o compromisso dos Prémios BPI "la Caixa" com o apoio a instituições do terceiro setor, através do alargamento do âmbito de atuação a projetos que apresentem respostas concretas para acompanhar as pessoas afetadas pelo contexto do coronavírus e através da adaptação dos critérios de avaliação aos desafios desta nova realidade.

Os períodos das candidaturas foram alterados para o seguinte calendário:

Prémio BPI "la Caixa" Seniores - Pessoas com mais de 65 anos - Candidaturas de 17 de março a 11 de maio
Prémio BPI "la Caixa" Capacitar - Pessoas com deficiência - Candidaturas de 16 de abril a 08 de junho
Prémio BPI "la Caixa" Rural - População de meios rurais - Candidaturas de 28 de abril a 22 de junho

Os projetos desenvolvidos em parceria com outra entidade, serão mais valorizados e podem concorrer a um valor superior. Em paralelo, será também dada uma atenção particular a projetos que enfoquem a humanização da saúde, em especial que promovam o apoio a cuidados paliativos, sendo esta uma das prioridades da ação da Fundação "la Caixa" em Portugal.

Cinco Prémios BPI "la Caixa" 2020 vão distribuir 3,75 milhões de euros

Os Prémios BPI "la Caixa" 2020 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI "la Caixa", no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

460x260_quadrocandidaturasalargadas

Cada um dos cinco prémios – Infância, Solidário, Seniores, Capacitar, Rural - vai atribuir 750 mil euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Nos últimos dez anos, em 23 edições concluídas, estes prémios entregaram mais de 15 M.€ para a implementação de 508 projetos de inclusão social em Portugal. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 120.000 portugueses.

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação "la Caixa", entidade que desde 2018 impulsiona iniciativas de carácter social, científico e cultural.

Em 2019, o BPI e a Fundação "la Caixa" contribuíram com um total de mais de 20 milhões de euros para apoiar as áreas da Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.