Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01072276

6ª Edição do Prémio BPI Seniores

Distinguidos 33 projetos para melhorar a vida dos mais velhos em Portugal.

6ª Edição do Prémio BPI Seniores | BPI

6ª Edição do Prémio BPI Seniores | BPI

Distinguidos 33 projetos para melhorar a vida dos mais velhos em Portugal.

  • BPI e Fundação "la Caixa" celebram o Dia Internacional do Idoso com a entrega de 750 mil euros a projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável de pessoas com mais de 65 anos.
  • No total foram recebidas 412 candidaturas com projetos destinados a melhorar as respostas sociais para este segmento da população.

460x255_bpi_seniores_2018_premiados_video

No âmbito da 6ª edição do Prémio BPI Seniores, o BPI e a Fundação "la Caixa" entregaram hoje, Dia Internacional do Idoso, 750 mil euros a 33 instituições para apoiar projetos que visam promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável de pessoas com mais de 65 anos.

No total foram recebidas 412 candidaturas, um número que reflete a relevância deste tema. Os projetos distinguidos promovem diferentes respostas sociais, onde se incluem: apoio domiciliário, projetos de animação sociocultural, iniciativas de musicoterapia, aquisição de equipamentos sociais e meios de transporte, serviços de estimulação cognitiva e sensorial, entre outros.

O Prémio BPI Seniores insere-se na política de responsabilidade social do Banco e conta, a partir desta edição, com o apoio da Fundação "la Caixa". As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

O BPI Seniores complementa o apoio concedido com os Prémios BPI Capacitar e BPI Solidário, destinados a apoiar os segmentos mais vulneráveis da população.

Entre os projetos distinguidos o 1º Prémio foi para a Unitate, uma associação que desenvolve uma abordagem inovadora à economia social, promovendo o intercâmbio de conhecimento técnico e a solidariedade institucional, com o objetivo de apoiar e capacitar outras instituições sociais.

Recentemente e perante a iminência de fecho de duas instituições sociais da região, a associação disponibilizou-se para as absorver e recuperar, evitando que os utentes ficassem sem apoio. A associação gere, atualmente, um centro de dia, um centro de convívio, um serviço de apoio ao domicílio e um lar.

O projeto da Unitate destina-se a idosos dos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, região muito envelhecida e sem oferta de respostas adequadas e consiste em remodelar a escola antiga para atuar como centro de dia e criar uma oferta de apoio ao domicílio. Além disso, vai promover ateliers e dinâmicas intergeracionais e disponibilizar um gabinete de atendimento e acompanhamento personalizado.

33 Projetos distinguidos na 6ª edição do Prémio BPI Seniores

O Júri analisou e selecionou os projetos que considerou mais sustentáveis, mais inovadores e com maior impacto social.

Foram reconhecidos os projetos apresentados pelas seguintes 33 instituições: Santa Casa da Misericórdia de Borba; Centro Social Paroquial de S. Salvador; Santa Casa da Misericórdia de Alijó; Santa Casa de Misericórdia de Celorico da Beira; Cáritas Diocesana de Coimbra; Fundação Betânia - Centro Apostólico de Acolhimento e Formação; Fundação AFID Diferença; Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Livramento; Associação para o Desenvolvimento de Lagares; Centro Social dos Montes Altos; Centro Social Paroquial do Campo Grande; Associação Cuidadores; Unitate - Associação de Desenvolvimento da Economia Social; Casa do Povo de Santo António; ACASO - Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão; ABLA - Associação de Beneficência Luso-Alemã; Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense; Centro Social Paroquial do Milharado; Associação Geolobo; Aldeia d'Além - Associação Cultural e Recreativa; Progresso XXI - Ass. de Solidariedade Social Cultural e Recreativa de Vila Boa; Centro Humanitário da CVP de Macieira de Rates; CCD Desportalegre; Passo Positivo; Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; FIT Salvador; Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas; Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos; CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo; Centro de Convívio dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira; Santa Casa da Misericórdia de Pombal; Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos; e Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul.

Criado em 2013, o Prémio BPI Seniores já atribuiu 3 milhões e 750 mil euros em donativos, distribuídos por 167 projetos de Norte a Sul do País e Ilhas.