Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01065264

BPI é o único banco português certificado pelo CMMI Institute

BPI é o único banco português certificado pelo CMMI Institute

BPI é o único banco português certificado pelo CMMI Institute

BPI é o único banco português certificado pelo CMMI Institute

  • Direção de Sistemas de Informação do BPI vê reconhecida a Qualidade nos processos de desenvolvimento tecnológico do Banco;
  • Apenas 20 empresas portuguesas detêm esta acreditação internacional atribuída pelo CMMI Institute;
  • BPI reforça assim, proactivamente e preventivamente,  a capacidade de resposta às exigências das entidades de Supervisão Bancária.

O BPI é atualmente a única instituição financeira portuguesa certificada no modelo de engenharia de software CMMI DEV ML2 (Maturity Level 2). Trata-se de uma certificação atribuída pelo CMMI Institute, uma subsidiária do ISACA com génese na Universidade Carnegie Mellon (USA), que atesta a Qualidade do processo de desenvolvimento de software pela Direção de Sistemas de Informação do BPI.  O CMMI Institute é uma entidade independente que disponibiliza modelos de referência focados na melhoria organizacional e otimização do desenvolvimento de aplicações informáticas.

Esta acreditação reconhece a qualidade, gestão e previsibilidade dos processos de desenvolvimento de aplicações tecnológicas, reforçando a capacidade de resposta do BPI às exigências das entidades de Supervisão Bancária na área do risco tecnológico. Em Portugal, existem apenas duas dezenas de empresas com a certificação CMMI, sendo, na sua maioria, fornecedoras de serviços no sector das tecnologias de informação.


Transformação Digital do BPI reconhecida em Portugal e no exterior

O programa de Transformação Digital do BPI foi premiado pelos Portugal Digital Awards, na categoria Best Digital Operational Process. O programa de Transformação Digital utiliza um processo sistemático, eficiente e repetível, com recurso a metodologias de Design Thinking e agilidade, para desenvolver processos e soluções que melhoram a experiência dos seus Clientes, as principais interações de negócio e simplificam os processos.

O BPI foi também finalista em três categorias dos Prémios FIA - Financial Innovation Awards 2017, um dos mais prestigiados prémios de inovação tecnológica na área da banca e serviços financeiros. Os Financial Innovation Awards distinguem os melhores projectos na indústria financeira recebendo candidaturas de todo o mundo, e são atribuídos pelo University College de Londres, pelo London Institute of Banking & Finance e pela British Banking Association.