Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01064842

BPI Seniores 2018

BPI e Fundação "la Caixa" atribuem 750 mil euros para melhorar a vida dos mais velhos.

Banco BPI | BPI Seniores 2018

Banco BPI | BPI Seniores 2018

BPI e Fundação ”la Caixa” atribuem 750 mil euros para melhorar a vida dos mais velhos.

BPI e Fundação "la Caixa" atribuem 750 mil euros para melhorar a vida dos mais velhos

A 6ª edição do Prémio BPI Seniores conta com um valor de 750 mil euros para apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável de pessoas com mais de 65 anos.

Criado em 2013, o Prémio BPI Seniores tem como objetivo dar resposta a um problema cada vez mais grave na sociedade: a falta de respostas sociais dirigidas aos mais velhos. Nas cinco edições anteriores, o BPI atribuiu mais de 3 milhões de euros em donativos, distribuídos por 134 projetos que contribuem diariamente para beneficiar mais de 40 mil cidadãos seniores em todo o território nacional.

Na edição de 2017, o primeiro prémio foi entregue, ex aequo, à Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera e à Associação de Solidariedade e Acção Social (ASAS) de Ramalde.

As instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal, poderão apresentar projetos sólidos e inovadores, até 29 de Abril. As candidaturas serão avaliadas pela sua qualidade técnica e sustentabilidade.

O regulamento, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Seniores estão disponíveis aqui.
 

BPI Seniores 2018

Fundação Bancária "la Caixa": um compromisso com os mais vulneráveis

Em resultado da integração do BPI no Grupo CaixaBank, a Fundação "la Caixa" iniciou a implementação da sua ação social em Portugal, que prevê alcançar um orçamento anual de 50 milhões de euros destinados a apoiar projetos de carácter social e cultural. A Fundação "la Caixa" é uma organização sem fins lucrativos que, desde o início do século XX, trabalha para conseguir uma sociedade mais igualitária para todos os grupos sociais.

A atuação da Fundação "la Caixa" em Portugal irá centrar-se em 4 grandes eixos: programas próprios da Fundação, lançamento de Prémios destinados a apoiar projetos de entidades sociais, orçamento gerido através do BPI e projetos especiais como o de Dinamização das Regiões Transfronteiriças.

Ao longo de 2017, a entidade levou a cabo cerca de 50.000 atividades, das quais beneficiaram mais de 11 milhões de pessoas. A Fundação "la Caixa" é a primeira fundação de Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, com um orçamento de 520 milhões de euros para 2018.

O desenvolvimento de programas sociais centrados nos grandes desafios atuais, como o desemprego, a luta contra a exclusão ou o acesso à habitação, continuam a concentrar boa parte dos esforços. A maior fatia do investimento, 59% do orçamento, destina-se ao desenvolvimento de programas sociais; 23% à promoção da cultura e da edução; e 18% à investigação e atribuição de bolsas.