Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01075855

Fundação "la Caixa" lança em Portugal a segunda edição do concurso de projetos de investigação em saúde

Fundação “la Caixa” lança em Portugal a segunda edição do concurso de projetos de investigação em saúde | Banco BPI

Fundação “la Caixa” lança em Portugal a segunda edição do concurso de projetos de investigação em saúde | Banco BPI

  • Têm prioridade os projetos nas seguintes áreas temáticas: Neurociências; Oncologia; Doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas; Doenças infecciosas e Tecnologias facilitadoras nas áreas temáticas anteriores.
  • Os projetos podem ser apresentados até ao dia 15 de janeiro de 2019.
  • A primeira edição do concurso recebeu 167 candidaturas de Portugal e selecionou oito projectos vencedores, que receberão um apoio de cerca de cinco milhões de euros.
  • A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

 
A Fundação "la Caixa" lançou este mês a segunda edição do concurso para projetos de investigação em biomedicina e saúde, que tem o objetivo de identificar e impulsionar as iniciativas mais promissoras, de maior excelência científica e valor potencial e impacto social.  Têm prioridade os projetos nas seguintes áreas temáticas: Neurociências; Oncologia; Doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas; Doenças infecciosas e Tecnologias facilitadoras nas áreas temáticas anteriores.

Nesta segunda edição, as propostas de projeto, com um máximo de três anos de execução, podem ser: 

  • Individuais, apresentadas por uma única Instituição de Investigação. Podem receber apoios até um máximo de 500 000 €
  • Em consórcios de investigação, apresentados por, no mínimo, duas Instituições de Investigação. Podem receber apoios até um máximo de 1 000 000 €

Através de um protocolo assinado com a Fundação "la Caixa", a Fundação para a Ciência e a Tecnologia compromete-se a igualar o investimento que a Fundação "la Caixa" destine a projetos de investigação selecionados em Portugal no âmbito do concurso anual que promove em Espanha e Portugal.

A primeira edição do concurso recebeu 167 candidaturas de Portugal e selecionou oito projectos vencedores, que receberão um apoio de cerca de cinco milhões de euros. Os projetos vencedores da primeira edição, divulgados no passado mês de julho, abrangem um amplo espectro de disciplinas, incluindo a análise da base neurológica da depressão para obter novas terapias, novos tratamentos para erradicar a malária e novos tratamentos para a insuficiência cardíaca.

Os projetos para este segunda edição podem ser apresentados até ao dia 15 de janeiro de 2019 e os resultados serão divulgados em julho de 2019.

O impulso à investigação científica em saúde converteu-se num dos principais eixos da Fundação "la Caixa", com o objetivo de conseguir combater as doenças mais graves e com maior impacto no mundo, como as cardiovasculares, as oncológicas, as neurológicas e as infecciosas.

A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas aqui.