Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01110849

Fundação "la Caixa" lança programa para acelerar a implantação no mercado de projetos biomédicos

O CaixaImpulse Consolidate é uma nova linha dentro do programa CaixaImpulse.

Fundação ”la Caixa” lança programa para acelerar a implantação no mercado de projetos biomédicos | Banco BPI

Fundação ”la Caixa” lança programa para acelerar a implantação no mercado de projetos biomédicos | Banco BPI

O CaixaImpulse Consolidate é uma nova linha dentro do programa CaixaImpulse

  • O CaixaImpulse Consolidate é uma nova linha dentro do programa CaixaImpulse, uma iniciativa da Fundação "la Caixa" com a colaboração do Caixa Capital Risc que pretende apoiar projetos avançados de inovação através de etapas de desenvolvimento mais próximas do mercado.
  • Este programa disponibiliza até 300 mil euros por projeto, assim como um programa de acompanhamento especializado com acesso a mentores e especialistas durante um máximo de dois anos.
  • Poderão candidatar-se projetos no âmbito das ciências da vida e da saúde, pertencentes a centros de investigação portugueses e espanhóis, que apresentem um plano de desenvolvimento definido e uma estratégia de proteção intelectual sólida.
  • A Fundação "la Caixa", com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

A Fundação "la Caixa" lança a nova convocatória CaixaImpulse Consolidate para Portugal e Espanha. Trata-se de uma nova linha dentro do programa CaixaImpulse que tem como objetivo apoiar projetos de inovação amadurecidos através de etapas de desenvolvimento mais próximas do mercado.

O CaixaImpulse é o primeiro programa integral para a transferência de ativos procedentes da investigação, mediante acordos de licença ou através da criação de empresas biotecnológicas. O programa foi criado em 2015, em Espanha, e desde então selecionou 99 projetos. Graças a esta iniciativa, 14 projetos constituíram-se como empresas, e um deles converteu-se numa plataforma de serviços num centro de investigação.

Desde a sua criação, o programa percebeu a necessidade de dar apoio aos projetos biomédicos que, apesar de estarem numa fase avançada de desenvolvimento, necessitavam de continuar a valorizar os seus ativos para poder atrair investimento privado e aproximar-se da comercialização. Dessa necessidade surge o CaixaImpulse Consolidate, por iniciativa da Fundação "la Caixa" e com a colaboração do Caixa Capital Risc, em que ambas as instituições põem a sua experiência nos âmbitos da investigação, da criação, do desenvolvimento e do investimento em empresas em fases iniciais ao serviço de um objetivo comum: a transferência dos resultados da investigação para a sociedade.

Convocatória CaixaImpulse Consolidate 2019

A esta nova convocatória podem apresentar-se projetos no âmbito das ciências da vida e da saúde, pertencentes a centros de investigação portugueses e espanhóis, que apresentem um plano de desenvolvimento definido e uma estratégia de proteção intelectual sólida.

O programa disponibiliza até 300 mil euros por projeto, assim como um programa de acompanhamento especializado com acesso a mentores e especialistas. Os interessados em participar poderão consultar o regulamento e apresentar propostas através da página www.caixaimpulse.com.

O CaixaImpulse Consolidate tem como objetivo promover projetos inovadores em estádios de amadurecimento tecnológico intermédios (TRL4 ou superior), para que possam continuar a desenvolver ações de valorização e, assim, atrair investimento privado e aproximar-se do mercado.


Processo de avaliação em duas etapas

Os projetos apresentados darão início a um processo de seleção que consta de duas fases. Na primeira realizar-se-á uma pré-seleção de candidaturas tendo por base uma carta de motivação. As propostas pré-selecionadas deverão apresentar, na segunda fase, uma proposta mais extensa do seu projeto, que será defendida numa entrevista presencial diante de um painel de especialistas internacionais de âmbitos distintos (farmacêuticas, escolas de negócios, empresas da área da saúde ou biotecnológicas). O painel de especialistas fará a seleção dos projetos que farão parte do CaixaImpulse Consolidate.
 

Critérios valorizados para a seleção final dos candidatos

  • Implementação e equipa. Valoriza-se a viabilidade do projeto, considerando o alinhamento e os objetivos com as metas propostas e a complementaridade da equipa.
  • Plano de desenvolvimento. Tem-se em conta se a proposta contribui para o cumprimento da planificação geral do projeto.
  • Potencial de transferência. Analisa-se até que ponto a oportunidade de mercado e as necessidades do processo de valorização foram corretamente dimensionadas.
  • Impacto social. Avalia-se a consideração da responsabilidade social na conceção, desenho e desenvolvimento dos resultados do projeto.

A Fundação "la Caixa" iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2018, destinou 12 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. Este investimento ascenderá a 20 milhões de euros em 2019.