Proteja-se de chamadas fraudulentas

07-12-2022

Proteja-se das chamadas fraudulentas

O BPI tem vindo a sinalizar, prudentemente, várias chamadas telefónicas realizadas por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do Banco BPI ou técnicos da Microsoft. Têm como objetivo obter o máximo de dados possíveis sobre os nossos Clientes para que, posteriormente, os consigam utilizar de forma fraudulenta, ou o roubar dinheiro da conta das vítimas através de transferências que, alegadamente, servirão para pagar serviços ou produtos informáticos.

No decorrer destas chamadas, os indivíduos tentam capitalizar com a desatenção dos utilizadores. Pedem, recorrentemente, a instalação de softwares nas suas máquinas – de forma a conseguirem roubar dados via informática – ou solicitam o fornecimento de dados pessoais ou de acesso aos vários canais do Banco.

Por vezes, os Clientes são também confrontados com operações que não realizaram e são-lhes enviados códigos SMS para anular estes mesmos movimentos suspeitos. Deste modo, os indivíduos em causa conseguem ter acesso às contas e proceder à extorsão de dados.

Se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer informações. Deve, sim, desligar de imediato a chamada e contactar a linha 800 200 102 (ou o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal).

Esteja particularmente atento às seguintes situações:

  • Se forem feitas ofertas muito generosas, seja criterioso na sua análise, duvide da proposta e procure informar-se diretamente com o BPI;
  • Avalie todas as tentativas de comunicação – seja por telefone, SMS ou correio eletrónico. Chamadas telefónicas de números desconhecidos (no formato +393 313 699 622, +393 509 107 609, +498 862 764 595, ou semelhantes), realizadas por indivíduos que se façam passar por técnicos de vendas, agentes de telemarketing, ou técnicos da Microsoft deverão ser ignoradas. Poderá partilhar os números com a Direção de Segurança do BPI para que sejam identificados como fraudulentos;
  • Não descarregue, nem instale, qualquer software que seja proposto quer por meio de comunicação telefónica, quer por mensagens de correio eletrónico ou por SMS.

Aconselhamos, também, a não efetuar consultas de dados bancários e/ou pessoais, nem pagamentos, através de redes WI-FI públicas ou desconhecidas. Para além disto, recomendamos que analise, periodicamente, os seus movimentos de conta, garantindo, dessa forma, que não foi vítima de qualquer tipo de fraude.