Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01127521

Abertas as candidaturas à 8ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Seniores

750 mil euros a projetos sociais para apoiar pessoas com mais de 65 anos.

Abertas as candidaturas à 8ª edição do Prémio BPI "la Caixa" Seniores | Banco BPI

Abertas as candidaturas à 8ª edição do Prémio BPI

750 mil euros a projetos sociais para apoiar pessoas com mais de 65 anos.

  • O BPI e a Fundação "la Caixa" lançam a 8ª edição do Prémio Seniores que, desde 2013, já atribuiu 4,5 milhões de euros a 194 projetos.
  • Até 20 de abril, as entidades sociais podem apresentar projetos para apoiar pessoas com idade superior a 65 anos em situação de vulnerabilidade social.


Com o objetivo de apoiar projetos que promovam o envelhecimento ativo, saudável e em casa, de pessoas com idade superior a 65 anos em situação de vulnerabilidade social, o BPI e a Fundação "la Caixa" acabam de lançar a 8ª edição do Prémio Seniores.

O valor do Prémio Seniores é de 750 mil euros e podem candidatar-se, até 20 de abril, todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área.

O BPI e a Fundação "la Caixa" consideram fundamental o trabalho e a solidariedade prestados pelas instituições do terceiro sector junto de pessoas com mais de 65 anos, e que assume ainda uma maior importância na situação atual, num momento em que os seniores são um dos grupos de risco mais vulneráveis à pandemia de Covid-19.

O Prémio Seniores apoia projetos que contribuam para um envelhecimento ativo e saudável, combater o isolamento e promover a capacidade de continuarem a viver em casa e na comunidade, com segurança e autonomia. Estes prémios privilegiarão os projetos que apresentem respostas sociais nas seguintes áreas de atuação:

Envelhecimento saudável - assegurar necessidades básicas e promover a humanização da saúde em situações de sofrimento;
Envelhecimento ativo - fomentar ações que retardem a degradação física, cognitiva, emocional e social;
Envelhecimento em casa – promover serviços domiciliários, transporte, apoio a cuidadores, segurança e apoio com ajudas técnicas.

Os projetos desenvolvidos em parceria com outra entidade, serão mais valorizados e podem concorrer a um valor superior. Também será dada uma atenção particular a projetos que enfoquem a humanização da saúde, em especial que promovam o apoio a cuidados paliativos, sendo esta uma das prioridades da ação da Fundação "la Caixa" em Portugal.

Desde 2013, o Prémio Seniores já atribuiu 4,5 milhões de euros, distribuídos por 194 projetos de instituições de solidariedade de Norte a Sul do País e Ilhas.
460x240_seniores2020

Cinco Prémios BPI "la Caixa" 2020 vão distribuir 3,75 milhões de euros

Os Prémios BPI "la Caixa" 2020 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI "la Caixa", no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Cada um dos cinco prémios – Infância, Solidário, Seniores, Capacitar, Rural - vai atribuir 750 mil euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Nos últimos dez anos, em 23 edições concluídas, estes prémios entregaram mais de 15 M.€ para a implementação de 508 projetos de inclusão social em Portugal. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 120.000 portugueses.

460x240_tabelaseniores2020

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação "la Caixa". As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Em 2019, o BPI e a Fundação "la Caixa" contribuíram com um total de mais de 20 milhões de euros para apoiar as áreas da Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.