Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01139909

BPI lança 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo

Iniciativa vai premiar empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor do turismo.

BPI lança 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo | Banco BPI

BPI lança 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo | Banco BPI

Iniciativa vai premiar empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor do turismo.

  • Iniciativa vai premiar empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor do turismo.
  • A 1ª edição recebeu 464 candidaturas de entidades públicas e privadas das categorias Alojamento, Restauração e Serviços Turísticos.

Estão abertas as candidaturas à 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT). A iniciativa resulta de uma parceria entre o BPI e o Expresso e conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a Deloitte enquanto knowledge partner.

O PNT tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A edição de 2020 foi adaptada, para se ajustar aos fatores a que o setor tem de dar resposta e aos novos desafios que se anteveem, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assim, os projetos premiados serão enquadrados em cinco categorias: Turismo em Rede, Turismo Autêntico, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e Turismo Sustentável. O Prémio vai também distinguir uma personalidade que se destaque pelo seu contributo para o setor do turismo.

A qualidade das candidaturas vai ser avaliada pelo knowledge partner Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, valorização dos recursos culturais e naturais, inovação em serviços digitais, qualificação ambiental, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico serão alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas decorre até 15 de setembro de 2020.

PNT recebeu 464 candidaturas em 2019

Na sua primeira edição, o Prémio Nacional de Turismo recebeu 464 candidaturas de todo o país: 207 na categoria Alojamento, 162 na Restauração e 95 nos Serviços Turísticos.

Na categoria Hotelaria foi distinguido o hotel alentejano "São Lourenço do Barrocal". A "Aldeia da Cuada", na Ilhas das Flores, Açores, foi a vencedora da categoria Alojamento Local, na qual foi ainda atribuída uma menção honrosa ao "The Passenger Hostel", no Porto. Na categoria Restauração foi reconhecido o restaurante "A Cozinha" do chef António Loureiro, de Guimarães, e a empresa "Vertigem Azul", de Setúbal, foi distinguida na categoria Serviços Turísticos.

O Júri decidiu ainda reconhecer iniciativas e personalidades pelo seu importante contributo para o setor do turismo: "The Presidential Train" ganhou o prémio Projeto Inovador (Douro/Porto), a "Rota Estrada Nacional 2" foi distinguida na categoria Projeto Público e o "Programa HOSPES" da Associação de Hotelaria de Portugal venceu na categoria Turismo Responsável.

Dionísio Pestana recebeu o Prémio Carreira, pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal.